Topo

Estudar jornalismo com tudo pago em SP? Curso capacita repórteres do Brasil

Jornada Galápagos de Jornalismo 2022  está com as inscrições abertas até o dia 19/09 - Divulgação
Jornada Galápagos de Jornalismo 2022 está com as inscrições abertas até o dia 19/09 Imagem: Divulgação

03/09/2022 06h00

É jornalista e quer aprofundar seus conhecimentos com os melhores profissionais do mercado, em aulas e bate-papos realizados nas sedes de Google, Meta (antigo Facebook) e Twitter? Inscreva-se, agora, na Jornada Galápagos de Jornalismo 2022. E atente-se para o detalhe de ouro: todos os custos (hospedagem, viagem, alimentação, etc.) são grátis e você ainda concorre a um estágio na revista Piauí.

O público da Jornada Galápagos de Jornalismo são universitários ou profissionais formados em qualquer área e que tenham talento para produzir conteúdo jornalístico em plataformas digitais (podcasts, vídeos e textos). Quem organiza a formação é a Galápagos Newsmaking, empresa de mídia da jornalista Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Editora Abril.

O curso, marcado para acontecer em São Paulo entre os dias 20 de novembro e 2 de dezembro, busca fomentar a regionalização e a diversidade de profissionais e temas na produção de conteúdo digital. Para ser inclusivo, todas as despesas aos 30 participantes que estarão presencialmente na capital paulista por doze dias são bancadas por patrocinadores.

1 - Divulgação - Divulgação
Participantes da Jornada Galápagos de Jornalismo 2019
Imagem: Divulgação

Os participantes são escolhidos num processo de seleção interseccional, ou seja, que considera diversidade de gênero, raça, classe e região do Brasil.

A curadora responsável pela Jornada Galápagos de Jornalismo é Adriana Ferreira SIlva, jornalista e escritora especializada em temas ligados à diversidade e inclusão. Em 25 anos de carreira, Adriana foi repórter, editora, colunista, correspondente internacional em Paris e editora-chefe em redações de Marie Claire, Vogue, Veja São Paulo, Folha de S.Paulo e rádio CBN.

Entre os profissionais que já confirmaram presença como palestrantes na Jornada Galápagos de Jornalismo em 2022 estão jornalistas do Uol, como o repórter Caê Vasconcelos, e colaboradores de Ecoa, como nossa ex-curadora Elaíze Farias. Também falarão na Jornada nomes como Patrícia Campos Mello, Juliana Dal Piva, Chico Felitti e André Petry

Quero! Mas como posso ser selecionado?.

As inscrições devem ser feitas pelo site jornadagalapagos.com.br. A seleção ocorre em duas etapas. Na primeira, serão escolhidas 200 pessoas espalhadas por todo o território nacional que serão entrevistadas ao vivo e por videoconferência, a depender da sua localidade. Desta segunda rodada, sairão 30 nomes eleitos para vir a São Paulo participar do evento presencialmente.

Massa! Quais são as datas para inscrição e as entrevistas?

  • Até 19 de setembro: inscrições pelo site jornadagalapagos.com.br.
  • De 19 de a 29 de setembro: primeira etapa de seleção
  • 02 de outubro: divulgação da lista de nomes selecionados para a segunda etapa
  • De 02 a 06 de outubro: confirmação da participação por meio do envio de documentos e conteúdo para avaliação
  • De 09 a 25 de outubro: segunda fase de seleção
  • 05 de novembro: divulgação da lista final de participantes
  • De 6 a 9 de novembro: inscrição final
  • De 20 de novembro a 2 de dezembro: Jornada Galápagos em São Paulo