Topo

Pessoas

Abel Ferreira doa parte de lucro milionário de venda de seu livro para ONGs

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante jogo contra o Athletico na Libertadores - Gabriel Machado/AGIF
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante jogo contra o Athletico na Libertadores Imagem: Gabriel Machado/AGIF

Camilla Freitas

de Ecoa, em São Paulo (SP)

05/09/2022 11h02

Lançado há seis meses, o livro "Cabeça fria, coração quente" do técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, atingiu a marca de 67 mil exemplares vendidos entre livros impressos e e-book. O lucro das vendas foi de cerca de R$5 milhões — e tudo que corresponde aos royalties dos autores foi integralmente doado para ajudar duas ONGs brasileiras.

As instituições escolhidas pelo técnico português foram o Instituto Ayrton Senna e o Amigos do Bem. O primeiro tem como foco a educação e formação de educadores, enquanto o segundo atua desde 1993 com projetos de educação, geração de renda e acesso à água, moradia e saúde no sertão do país.

A escolha das instituições foi feita pelo próprio Abel Ferreira. Segundo a assessoria do técnico, o Instituto Ayrton Senna foi escolhido pelo fato do técnico ser um grande fã do piloto que dá nome à ONG. Em março deste ano, após vencer o clássico contra o Corinthians por 2 a 1, o técnico, em entrevista coletiva, revelou inspiração em Ayrton Senna, três vezes campeão mundial de Fórmula 1 e que morreu em 1994 vítima de um acidente durante uma corrida em Ímola, na Itália.

Abel Ferreira e seus auxiliares no Palmeiras no lançamento do livro 'Cabeça Fria, Coração Quente' - Fabio Menotti/Palmeiras - Fabio Menotti/Palmeiras
Abel Ferreira e seus auxiliares no Palmeiras no lançamento do livro "Cabeça Fria, Coração Quente". Livro movimentou cerca de R$ 5 milhões de reais.
Imagem: Fabio Menotti/Palmeiras

"Um grande ídolo para mim no Brasil foi o Ayrton Senna que fazia o que era preciso para ganhar", disse Abel Ferreira na ocasião.

Um dos nossos propósitos de vida é ajudar ao próximo, e um dos propósitos deste livro é esse.

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, ao presentear os funcionários do clube com o livro "Cabeça Fria, Coração Quente"

A obra escrita por Abel conta com 408 páginas as quais abordam os bastidores dos títulos da Libertadores das temporadas 2020 e 2021 e foi idealizada pelo técnico contando com depoimentos de seus auxiliares Carlos Martinho, João Martins, Tiago Costa e Vitor Castanheira.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi apresentado antes, o título agora deixa mais claro que a doação do técnico Abel Ferreira é referente a sua parcela no lucro dos livros.

Pessoas