'A nossa luta está manjada, os brancos sambam em cima', diz ator Érico Brás
Cantor, compositor, ator e apresentador, Érico Brás hoje faz parte do grupo de funcionários de um dos maiores canais de televisão do Brasil. O artista está no ar na novela 'Mar do Sertão', da Globo, e diz que reconhece fazer parte de uma minoria e de uma realidade que é urgente transformar, principalmente com a criação de estratégias para construir o futuro da população preta.
O ator diz que existe um avanço na questão da representatividade do povo preto no audiovisual, mas que ainda é muito pequeno e lento. "Existe um panorama de 2016, feito pela Ancine, que é quem regula o dinheiro para as produções e sabe para quem ele é destinado, que mostra que nós somos menos de 2% dos que têm acesso a essa verba para fazer cinema" (a partir de 7:15 do arquivo acima).
Brás afirma que para ser discriminado racialmente basta ser preto em qualquer lugar do mundo. "O racismo é um sistema criado pelos brancos que tem como objetivo nos inferiorizar" (a partir de 11:54 do arquivo acima).
No entanto, ele reconhece que a luta negra tem que mudar. "A gente precisa fazer uma mudança de estratégia. A nossa luta está manjada, os brancos sambam em cima. As batalhas tiveram vitórias e eu glorifico as vitórias, mas a estratégia do presente precisa estar ligada com diversas coisas. A gente precisa viver o afrofuturismo que tanto falamos, ter a noção do que foi a nossa história no passado para vivermos no presente o que estamos desejando para o futuro" (a partir de 23:38 do arquivo acima).
Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.
Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.