Topo

Após polêmica de Jade Picon, saiba por que repetir roupa é bom para o mundo

Jade Picon no podcast "Pod Delas"; fala causou polêmica e fãs reclamam de contexto - Reprodução/YouTube
Jade Picon no podcast 'Pod Delas'; fala causou polêmica e fãs reclamam de contexto Imagem: Reprodução/YouTube

De Ecoa, em São Paulo (SP)

22/09/2022 06h00

Desde domingo (18), Jade Picon é criticada nas redes após dizer que não repete roupas que já foram usadas em eventos. Os fãs afirmam que um vídeo com a frase criticada foi tirado de contexto, mas a fala abriu debate sobre o consumo consciente de roupas.

"Precisa real ter umas aulinhas sobre sustentabilidade", publicou uma mulher no Twitter. "Na real, ela disse que não repete look de evento, mas repete peças de roupa e roupas do dia a dia, como todo mundo", rebateu um fã. Não à toa, o custo ambiental da moda é alto.

Cerca de 8% da emissão de gases poluentes e 20% das águas poluídas são frutos da indústria da moda, indicam estudos. Fabricantes e consumidores cada vez mais conscientes defendem alternativas para se vestir de maneira mais responsável com o planeta, mas como conseguir? Ecoa lista as principais dúvidas e conceitos para te ajudar.

Por que usar roupas por mais tempo?

Roupas usadas ou reutilizadas diminuem o uso de água, energia, tecidos e mão de obra. A produção de uma calça jeans, por exemplo, consome mais de 5 mil litros de água e a poluição de rios e do sistema de abastecimento de água. É aí que entra a moda consciente e sustentável.

O que é moda sustentável?

É o conceito que pensa em toda a produção de uma roupa. São considerados a matéria-prima, como o produto é distribuído para a venda e o lixo gerado.

Roupas usadas que são descartadas no deserto do Atacama, em Alto Hospicio - Martin Bernetti/AFP - Martin Bernetti/AFP
Roupas usadas que são descartadas no deserto do Atacama, em Alto Hospicio
Imagem: Martin Bernetti/AFP

O que é moda consciente?

São as escolhas do consumidor na compra de produtos mais sustentáveis e também na reutilização e descarte das peças.

Como posso usar roupas de maneira mais consciente?

Além de usar as do guarda-roupa, uma dica é doar ou fazer a revenda daquelas que deixaram de servir para instituições de caridade, brechós, familiares e amigos. Fique atento na composição: evite tecidos extremamente sintéticos. Quanto mais sintético, maior a quantidade de poliéster na natureza. O material leva séculos para se decompor. Além do mais, roupas feitas com fibras naturais são mais resistentes ao tempo.

Como fazer as roupas durarem mais?

Dica: sempre siga as instruções da etiqueta. Uma peça pode ser danificada na máquina de lavar ou passada. Verifique o tipo de lavagem indicada. As recomendações técnicas aumentam a durabilidade das peças. Claro, vale costurar aquelas com furos ou gastos. Existe outra técnica: o upcycling.

O que é upcycling?

O upcycling é um conceito em inglês para reformar e dar novas utilidades às roupas do guarda-roupa. Uma calça antiga que vira uma bolsa ou uma organizadora. Uma camiseta que vira um avental. Tudo com alfinetes, réguas, tesouras e fácil de fazer em casa. Veja como fazer.

Use o bom e velho brechó

Os clássicos brechós são uma das maneiras mais conscientes de se vestir. Além de peças mais longevas - significado de resistência maior - há o benefício de poder ser mais barato do que nas lojas convencionais.

Influenciadora e chef de cozinha, Isa Scherer faz compras em brechó no programa 'À moda da Isa' - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Influenciadora e chef de cozinha, Isa Scherer faz compras em brechó no programa 'À moda da Isa'
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Outras dicas

Em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, por exemplo, existem Bancos de Tecido para receber toalhas de banho, mesa, cortinas e retalhos de tecido. Vai comprar em uma loja de departamento? Tire um tempo para pesquisar sobre o histórico e as ações ecológicas da marca. Há cada vez mais marcas com iniciativa ecológica no mercado.

Fala polêmica

A fala da ex-BBB foi feita no podcast "Pod Delas". Segundo Jade e os fãs, um trecho foi editado para dar a impressão de que ela se referia às roupas do dia-a-dia. "Eu sou chata. Eu posto uma foto com look, e para mim, ele desaparece da face da Terra", diz na versão reduzida.

No Instagram, Jade afirmou que se referia às combinações feitas por um estilista para eventos, que costumam ser emprestados e devolvidos para as marcas. "Pelo trecho que postaram, parece que eu uso a roupa uma vez e jogo ela no lixo. Jamais", rebateu.