Papo Preto #97: Como cada um pode ser um influenciador e mudar a sociedade
O estudante de relações públicas Austin Christopher é negro e nasceu em uma família "privilegiada", como ele mesmo define. Conseguiu estudar em escola particular e cursa hoje Relações Públicas em uma universidade também privada. A família de seu pai, que é nigeriano, é descendente da família real daquele país e tudo isso contribuiu para a visão social que ele tem hoje.
Neste episódio de Papo Preto, Austin conta à apresentadora Stela Diogo, como conseguiu entender o lugar que ocupa e transformar isso em uma luta social contra o racismo.
"Percebi na minha escola que eu era um menino negro privilegiado. O meu pai é nigeriano, hoje mora em Angola, descende de uma família real nigeriana e isso mexeu muito com a minha cabeça. Mas minha família deixou de lado as questões reais para poder ter liberdade e qualidade de vida", conta a partir de 03:49 do arquivo acima.
"Quando eu soube dessa linhagem real meu ego subiu muito, mas também me abriu os olhos para uma questão da ancestralidade e do papel que eu tenho na história da minha família e da minha raça. Eu fui entendendo que nada era por acaso, que eu tinha motivos para estudar onde estudei e para fazer o que eu faço."
Austin trabalha como mobilizador social para ajudar quem sabe trazer boas soluções para o mundo. "Tenho uma filosofia que acho que o mundo está começando a entender de que todos nós somos mobilizadores e influenciadores de alguma forma. Todos podem ser influenciadores, em maior ou menor grau. É importante que a base perceba que também é capaz de mudança e que ela deve fazer parte dessa mudança. A gente descentraliza o poder de mudança quando a gente envolve a base nessas ações" (a partir de 12:56 do arquivo acima).
Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.
Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.