Topo

Lembra do Tony? Tigre celebra 70 anos em parceria com medalhista olímpico

Divulgação
Imagem: Divulgação

Tainara Rabelo

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

29/09/2022 06h00

Tony, o tigre conhecido como mascote da marca Sucrilhos, completou 70 anos, em 2022, e, para celebrar o aniversário, a Kellogg's, empresa dona da marca, firmou uma parceria com o Instituto Reação, do atleta olímpico de judô Flávio Canto e seu técnico Geraldo Bernardes, que tem no esporte o propulsor de mudança social em comunidades brasileiras.

De acordo com Cristina Monteiro, a diretora de Marketing da Kellogg's Brasil, a parceria com o Instituto Reação vem para reforçar o poder da transformação social por meio do esporte.

"Em seus quase 20 anos de atuação, o projeto promoveu e ainda faz um trabalho que impacta não somente os participantes, mas também as regiões em que atuam. São muitas vidas modificadas por meio do esporte. Então não poderíamos celebrar os 70 anos do Tony de outra maneira", explicou.

Com o lema "Formando faixas pretas dentro e fora do tatame", o Instituto Reação é uma organização que entende que os desafios de um jovem não se resumem a acumular medalhas. Como seus idealizadores são especialistas no judô, o projeto utiliza a arte marcial como propulsora de uma mudança maior.

"O judô tem uma filosofia muito bonita, em que os mais experientes ajudam os mais novos durante toda a sua formação, e é isso que desenvolvemos no Reação: a formação de valores que a arte marcial entrega com sua cultura, disciplina e treino.", explicou o gerente de comunicação e parcerias do instituto, Sandro Leite.

Habilidades para a vida

Em suas 11 unidades espalhadas pelo país, o projeto é destinado a jovens e crianças a partir dos 4 anos de idade, com aulas de esportes, meditação e habilidades para a vida, até chegarem à vida adulta e iniciar uma carreira de trabalho, se possível dentro de empresas parceiras, como a Kellogg's.

Tigre faz 70 - Divulgação - Divulgação
Projeto é para jovens e crianças a partir dos 4 anos, com aulas de esportes, meditação e habilidades para a vida
Imagem: Divulgação

Na prática, o Reação emprega a metodologia Cicclo (Construir, Conquistar e Compartilhar), para aplicar valores inspirados no Judô e no Código do Samurai (Bushido), como coragem, humildade, disciplina, excelência (ippon), honra e solidariedade (JitaKyoei). Sandro explica que não se trata de um reforço escolar, mas um apoio que a cada semestre é trabalhado por meio de valores nas aulas de judô, promovendo a reflexão de ensinamentos importantes tanto no esporte, quanto na vida.

"O projeto ajuda a desenvolver as chamadas "habilidades para a vida", ajudando os participantes a terem um olhar crítico e uma postura ativa frente às desigualdades sociais, ampliando assim a noção de que todos são atores importantes para a transformação da sociedade", disse.

Por meio do patrocínio da Kellogg's, já foi possível realizar a reforma da academia de alto rendimento no Pólo da Taquara, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A unidade atende mais de 400 crianças e jovens da região, e é considerada o centro de referência para treinamentos do Programa Reação Olímpico. É ali que os jovens de alto rendimento encontram suporte para participarem de competições nacionais e internacionais. Em setembro, a unidade vai realizar o primeiro campeonato interno entre suas unidades, marcando a parceria.

Treinamentos e oportunidades de emprego

Do lado profissional, a marca oferecerá ao programa Reação treinamento, workshop e oportunidades de emprego na modalidade Jovem Aprendiz para participantes que chegarem até o fim. Também serão doados, mensalmente, produtos para compor o café da manhã dos mais de 1.000 alunos dos pólos centrais do Rio de Janeiro (Rocinha e Taquara).

O Instituto Reação já atende anualmente cerca de 3 mil alunos no programa Reação Escola Faixa Preta. Em 22 anos de história, são mais de 80 mil pessoas impactadas pelo projeto. "Com a parceria queremos diminuir a fila de espera que temos represada para que mais pessoas possam participar do projeto", avalia Sandro.

Os 11 pólos estão localizados nos estados do Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN) e Mato Grosso (MT). Uma unidade em São Paulo - SP deve ser inaugurada dentro de um ano, localizada na comunidade de Heliópolis.

"Nosso intuito é ensinar que o esporte é um meio de se conseguir um futuro melhor. Se focarmos somente nele, limitamos muito as possibilidades. Aqui queremos ajudar a dar conta de tudo, ensinando a ter foco, garra e dedicação em todas as áreas da vida", explicou Sandro Leite.

Assista ao vídeo da parceria do Tigrão com o Instituto Reação:

Para saber mais sobre o trabalho do Instituto Reação, acesse o site do projeto.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado originalmente, a unidade de SP deve ser localizada na comunidade de Heliópolis, não de Higienópolis.