Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #101: É preciso estimular candidaturas negras nas eleições

De Ecoa, em São Paulo

22/10/2022 06h00

Historicamente, quem ocupa os principais cargos na política no Brasil são pessoas das dinastias políticas dos estados. São famílias que o cargo político passa do avô para o pai, e do pai para o filho ao longo de décadas. Para mudar esse cenário, a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco lançou em 2020 a campanha Eu Voto em Negra para impulsionar candidaturas de mulheres negras.

Neste episódio de Papo Preto, Mônica Oliveira, comunicóloga que compõe a coordenação da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, faz um panorama dos resultados do primeiro turno das eleições e discute qual o resultado da campanha até aqui e qual o futuro que ela deve ter.

"Nas eleições de 2020 trabalhamos com candidatas à vereança nos nove estados do Nordeste, e uma a vice-governadora no Ceará, neste ano o foco foram mulheres negras de esquerda, que estivessem comprometidas com a agenda antirracista. Temos duas candidaturas eleitas, a Divaneide, no Rio Grande do Norte, deputada estadual eleita pelo PT, e em Pernambuco a Dani Portela" (a partir de 10:16 do arquivo acima).

"Tínhamos expectativa de aumentar a presença de mulheres negras na Assembleia Legislativa de PE, infelizmente não conseguimos, mas de qualquer forma nós mantivemos essa presença forte com a Dani Portela."

Para Mônica, é muito importante que as candidaturas tenham referências em seus territórios porque isso é o que constrói voto. "Queremos que as pessoas votem conscientemente nas candidaturas negras. Estamos vendo que a maioria dos negros eleitos é de partidos de direita. Para fazer esse trabalho de que é preciso votar em negros e negras que tenham compromisso político com a superação do racismo é um trabalho multiplicado. Ainda não alcançamos os recursos para fazer isso em grande escala, mas é preciso dar continuidade sempre" (a partir de 24:36 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.