Topo

Conheça o regulamento do 2º Prêmio Ecoa

2º Prêmio Ecoa está com as inscrições abertas - UOL
2º Prêmio Ecoa está com as inscrições abertas Imagem: UOL

Redação Ecoa

27/10/2022 11h39

Ecoar as histórias que inspiram, apontam soluções e dão resultados. Foi com esse foco que Ecoa, plataforma do UOL por um mundo melhor, surgiu em 2019 e, desde então, vem ressignificando as lentes do jornalismo brasileiro, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.

O Prêmio Ecoa foi pensado para agregar valor tanto às iniciativas participantes do processo seletivo quanto para a sociedade brasileira, na perspectiva de que existem diversas ilhas de inovação social distribuídas pelo país e que conectá-las contribui para potencializar suas atuações. Contribui, também, para o jornalismo brasileiro por meio da descentralização de pautas e outras narrativas que ajudam a corrigir distorções históricas de representação e reconhecimento público no campo da transformação social.

Nesta segunda edição, seguimos com o propósito de reconhecer, celebrar e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil. O ponto de partida para a seleção nas categorias avaliadas pela equipe técnica é a análise do conteúdo publicado na plataforma entre junho de 2021 e agosto de 2022.

A partir desse levantamento, a equipe técnica responsável pela gestão da premiação realiza o convite para que os indivíduos e as iniciativas presentes nos conteúdos publicados participem do processo seletivo. Todas as matérias selecionadas conversam com os pilares e critérios de elegibilidade do Prêmio.

O Prêmio prevê ainda a seleção de trajetórias inspiradoras pelo voto popular, estas serão pré-selecionadas pela curadoria da equipe Ecoa e depois seguem para seleção audiência do portal.

Princípios e valores

O Prêmio Ecoa se apoia em alguns princípios e valores que orientam todo o processo de construção desta premiação. São eles:

Empatia: ampliar nossas lentes de visão do mundo para reconhecer no outro as suas subjetividades e potencializá-las.

Ética: prezar por relações éticas e transparentes, pautadas no respeito e diálogo acolhedor.

Equidade: valorizar a diversidade e promover a equidade de gênero, raça e classe.

Transformação colaborativa: fomentar a transformação social por meio da valorização do trabalho coletivo.

Práticas sustentáveis: contemplar os pilares social, econômico e ambiental de forma sistêmica e não apenas em ações pontuais.

Resiliência: reconhecer e valorizar a potência de iniciativas e indivíduos que têm a capacidade da resistência, adaptação e transformação.

Objetivos do Prêmio Ecoa

O Prêmio tem como objetivo geral: potencializar vozes e dar visibilidade às iniciativas e pessoas que têm transformado positivamente a sociedade brasileira. Esse objetivo se subdivide em alguns objetivos específicos:

Ser uma vitrine para iniciativas que têm transformado o campo social brasileiro.
Ampliar e potencializar vozes para as pautas urgentes do Brasil.
Possibilitar que pessoas diversas sejam reconhecidas como autoridades dentro de suas áreas temáticas do campo social.
Fomentar redes de empreendedores e negócios de impacto social.
Agregar valor às pessoas contempladas por meio de reconhecimento público e ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de sua atuação.
Pautar o jornalismo brasileiro com novas narrativas, olhando para gênero, classe, raça e território a partir de uma perspectiva propositiva.

Categorias

O Prêmio Ecoa é dividido em sete categorias, das quais cinco são avaliadas pela equipe técnica e duas categorias são exclusivamente para o voto popular.

Categorias avaliadas pela equipe técnica:

Causadores: pessoas inspiradoras com trajetórias dedicadas a impactar positivamente a sociedade, com 25 anos de idade, ou mais.
Jovens causadores: jovens, entre 15 e 24 anos, que desenvolvem articulações ou iniciativas relevantes para a sociedade.
Iniciativas que inspiram: coletivos, movimentos sociais, redes e OSCs (organizações da sociedade civil) que impactam positivamente a sociedade.
Negócios que impactam: empreendimentos autossustentáveis cujo propósito é solucionar problemas socioambientais.
Empresas que mudam: programas, políticas e ações estruturais de empresas que promovam soluções para problemas sociais e ambientais a fim de impactar positivamente a sociedade.

Categorias selecionadas por voto popular:

Nestas duas categorias, a votação será realizada por internautas e leitores do portal Ecoa,

Vozes que ecoam: internautas e fãs elegem os nomes de personalidades públicas que têm se dedicado a fomentar causas sociais e ambientais no país.
Fizeram história: homenagem póstuma às pessoas que tiveram uma trajetória de engajamento em causas sociais e ambientais no país.

Para assegurar a multiplicidade de pessoas contempladas no Prêmio Ecoa, a mesma pessoa, empresa ou iniciativa não poderá ser finalista em mais de uma categoria.

Categorias avaliadas pela equipe técnica

1. Quem pode participar

As inscrições são abertas apenas às pessoas, iniciativas e empresas pré-selecionadas pela curadoria de conteúdo do UOL Ecoa, que já tenham tido suas histórias contadas no portal. Para esse levantamento inicial, podem ser pré-selecionadas:
Pessoas físicas
Redes, Coletivos, Movimentos
OSC
Empreendimentos/Negócios sociais
Empresas

Não podem ser pré-selecionadas:
Profissionais públicos que ocupem cargos eletivos no momento da inscrição;
Pessoas, iniciativas, empreendimentos ou empresas cujas atividades tenham cunho político partidário
Empresas do Sistema S (SESC, SENAI, SEBRAE etc.).
Pessoas ou iniciativas premiadas na primeira edição do Prêmio.

1. Critérios de elegibilidade

Podem ser pré-selecionadas
pessoas, iniciativas, empresas e negócios de impacto que foram objeto de matérias do Ecoa e que seguem os seguintes critérios: tiverem matérias veiculadas entre junho de 2021 e agosto de 2022.
pessoas, iniciativas e empresas com atuação no Brasil.
ações que tenham, ao menos, 2 anos de existência.
pessoas que não tiveram participação na construção da edição atual do Prêmio.
pessoas que não fizeram parte da equipe de Ecoa neste período.

2. Critérios de seleção

As inscrições serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

Capacidade inspiracional: em que medida a pessoa, iniciativa ou empresa tem ações e uma trajetória que seja inovadora dentro do contexto específico do território ou causa das ações, inspire sua comunidade e o entorno e tenha possibilidade de influenciar políticas públicas ou possa contribuir para a formulação de políticas públicas.

Alinhamento com agenda de sustentabilidade: em que medida as ações socioambientais da pessoa, iniciativa ou empresa são socialmente justas e ambientalmente corretas. Como elas consideram questões relacionadas à justiça social, justiça climática, inclusão econômica etc.

Colaboração e conexão com a comunidade: qual é o impacto e relevância dessa pessoa, iniciativa ou empresa no seu contexto e o quanto ela está articulada com outros agentes locais e com as demandas locais ou dos temas em que atua.

Contribuição do prêmio para o selecionado: Em que medida as ações desenvolvidas pela pessoa, iniciativa ou empresa trabalham com temas sub debatidos que têm pouco espaço de serem reconhecidos por outras premiações.

O atendimento aos critérios serão avaliados pela equipe técnica e pelo júri multissetorial a partir das informações apresentadas no formulário de inscrição.

Caso haja empate, a diversidade de raça, classe, gênero, identidades e território será considerada como critério de desempate.

3. Processo seletivo

O processo seletivo do Prêmio Ecoa acontece em 4 etapas:

1ª etapa: triagem do time Ecoa das matérias publicadas no portal, segundo os critérios de elegibilidade mencionados acima.

2ª etapa: convite às candidaturas pré-selecionadas para participarem do Prêmio a partir do preenchimento de um formulário simplificado.

3ª etapa: avaliação dos formulários e reportagens de acordo com os critérios de elegibilidade e avaliação mencionados em Categorias avaliadas pela equipe técnica, realizada pela ponteAponte.

4ª etapa: avaliação das candidaturas finalistas aprovadas na 3ª etapa por um júri multissetorial, apontado pela ponteAponte e pelo time Ecoa, que definirá a pessoa, iniciativa, empresa e negócios de impacto contemplada de cada categoria, em reunião presencial ou online, levando em conta os critérios de avaliação mencionados acima.

A quantidade de pré-selecionadas e de finalistas poderá variar de acordo com o total de participantes elegíveis em cada categoria.

O Júri selecionará um contemplado ou contemplada em cada uma das categorias, a quantidade de contemplados poderá variar de acordo com o total de candidaturas finalistas em cada categoria.

Governança de seleção

O processo das candidaturas e a escolha da pessoas, iniciativas e empresas finalistas é conduzido por uma governança formada por:

Equipe técnica

A equipe técnica, representada pela ponteAponte, é responsável por aconselhar a equipe organizadora do prêmio nas decisões estratégicas, validar os nomes dos jurados e fazer a avaliação das inscrições.

Os membros da equipe técnica do Prêmio não podem participar do prêmio como candidatos.

Júri

Após a avaliação da Equipe técnica, as candidaturas finalistas serão encaminhadas para a avaliação do Júri, responsável por selecionar uma candidatura por categoria para ser contemplada nesta edição, de acordo com os critérios de avaliação do prêmio.

O júri será composto buscando representar a diversidade do Brasil em termos de gênero, idade, raça, formação e geografia.

Não poderão participar do Júri:

Profissionais ocupando cargos eletivos ou cargos diretivos em partidos políticos durante o período de avaliação.
Candidatos ao prêmio na edição vigente.

Os membros do Júri não poderão avaliar candidatos que:

Sejam seus parentes de até terceiro grau.
Trabalhem na mesma repartição pública do jurado.
Possuem qualquer tipo de conflito de interesse.

Cabe ao jurado informar imediatamente a equipe de organização sobre qualquer uma das situações indicadas acima para que seja substituído.

4. Premiação

Na lógica de subverter o imaginário comum sobre premiações, o Prêmio Ecoa inova ao propor um processo seletivo que visa agregar valor a todos e todas participantes, desde o convite à participação até a indicação dos contemplados. Para isso, a proposta é encurtar a distância entre iniciativas e possíveis financiadores, possibilitar o acesso a treinamentos e potencializações em temáticas diversas e fomentar o acesso de pessoas e iniciativas no debate político a partir do alcance e visibilidade do UOL, uma das maiores empresas de conteúdo do Brasil.

Todos e todas finalistas serão contemplados com os benefícios listados abaixo:

Assinatura UOL;
Treinamento para escrita de artigos de Opinião;
Guia de Boas Práticas para Relacionamento com a imprensa.

Os finalistas das categorias Causadores, Jovens causadores, Iniciativas que inspiram e Negócios que impactam terão participação remunerada no espaço de Opinião de Ecoa ao longo de 2023, no valor de R$500,00 (quinhentos reais).

Os vencedores das categorias Causadores, Jovens causadores, Iniciativas que inspiram e Negócios que impactam terão participação remunerada no espaço de Opinião de Ecoa ao longo de 2023, com publicação de 3 artigos no valor de R$1.000,00 (mil reais).

5. Inscrição

A inscrição para o Prêmio Ecoa deve ser realizada entre os dias 25 de outubro e 27 de novembro, até às 23h59, por meio de formulário eletrônico que será enviado no ato do convite. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

O preenchimento do formulário deverá ser feito por cada proponente da inscrição pelo arquivo anexado.

6. Cronograma

Lançamento do prêmio e abertura das inscrições: 25 de outubro de 2022
Término das inscrições: 27 de novembro de 2022
Processo de avaliação da 1ª fase: 30 de novembro a 12 de dezembro de 2022
Divulgação dos finalistas: 14 de dezembro de 2022
Processo de avaliação do Júri: 20 de dezembro a 13 de janeiro de 2023
Evento de premiação/anúncio dos contemplados: março de 2023

Categorias selecionadas por voto popular

Formas de participação

Na categoria Vozes que Ecoam, o público será convidado a votar nas personalidades públicas que tenham atuação reconhecida em frentes como: preservação do meio ambiente, combate à pobreza, justiça climática, luta pela equidade de gênero e raça. Já na categoria Fizeram História, o público escolhe a pessoa cuja trajetória mais o impactou dentre a lista de indicadas pela curadoria da equipe Ecoa.
O público poderá votar na lista de indicados que estará disponível no portal do dia 25 de outubro até as 23h59 do dia 27 de novembro de 2022.
A divulgação dos premiados na votação popular será comunicada durante o evento de premiação.

Disposições gerais

A participação neste Prêmio é voluntária e gratuita - não haverá cobrança de nenhuma taxa no processo de seleção.

No caso de menores de idade é necessário autorização dos responsáveis, segundo formulário disponibilizado pelo regulamento.

A critério da equipe da ponteAponte e de Ecoa, poderão ser solicitadas informações complementares e documentos das pessoas candidatas. Seu não cumprimento no prazo determinado poderá significar a anulação da inscrição em qualquer etapa de seleção. A inscrição implica a aceitação de todas as condições constantes deste regulamento.

O candidato ou candidata autoriza o recebimento de e-mails, whatsapp ou outras formas de comunicação eletrônica (newsletters etc.) da ponteAponte sobre seu processo de seleção e/ou sobre qualquer outro assunto relacionado direta ou indiretamente com este Prêmio.

Ecoa e a ponteAponte reservam-se o direito de modificar este Regulamento e/ou as datas do Prêmio em qualquer tempo, se necessário. Nesse caso, cada responsável pela inscrição será notificado por e-mail e/ou notas públicas que esclareçam as alterações, mantendo a transparência das informações e o motivo.

Se, por qualquer motivo, alheio à vontade e controle da ponteAponte ou parceiros, não for possível conduzir este Prêmio, conforme o planejado, os responsáveis poderão finalizá-lo antecipadamente, mediante aviso aos candidatos e candidatas e ao público, explicando as razões que a levaram a tal decisão.

Dos materiais e direitos autorais

Os materiais enviados para fins de inscrição não serão devolvidos aos seus autores, independentemente do resultado do Prêmio.

Todas as pessoas selecionadas autorizam, sem quaisquer ônus, a utilização do nome, imagem e voz dos candidatos e demais profissionais envolvidos na iniciativa, seja para fins de pesquisa, seja para divulgação em qualquer meio de comunicação, inclusive para uso do resultado da seleção. Ao se inscrever no processo seletivo, a pessoa responsável pela inscrição assume que tem autorização da empresa ou organização da qual representa para fazer a inscrição.

Das inscrições e processo de seleção

Os casos que apresentarem problemas em sua condução ao longo do processo de seleção serão resolvidos pelos representantes do UOL e da ponteAponte, cujas decisões são irrecorríveis.

É de inteira responsabilidade do candidato ou candidata a efetivação de sua inscrição online. A pessoa responsável pela inscrição deve preencher o formulário por completo e com dados precisos, de forma que permita a verificação de sua procedência, veracidade e autenticidade. As inscrições incompletas ou finalizadas fora do prazo não serão aceitas. Uma vez finalizada a inscrição, os dados cadastrados e as informações sobre a pessoa, iniciativa ou empresa não poderão ser alterados.

A ponteAponte e UOL não se responsabilizam por inscrições não concluídas devido a falhas tecnológicas, tais como problemas em servidores, na transmissão de dados, na linha de comunicação, em provedores de acesso ou por lentidão no servidor provocada pelo excesso de envios simultâneos nos últimos dias do prazo de inscrições. Por essa razão, recomenda-se concluir as inscrições com antecedência, evitando eventuais dificuldades técnicas que porventura prejudiquem ou impossibilitem o envio das propostas.

As opiniões e posições expressas nas iniciativas serão de responsabilidade de seus autores proponentes e seus conteúdos não representam, necessariamente, as posições da ponteAponte ou de Ecoa.

Este Prêmio tem caráter exclusivamente cultural, científico e tecnológico, desenvolvendo-se sem qualquer sorteio ou operação assemelhada, nem vinculação de seus participantes de qualquer bem e/ou utilização de qualquer serviço mediante pagamento, respaldado pelo artigo 30 do Decreto Lei nº 70.951/72 e nos termos da Lei nº 5.768/71.

Todos os direitos do Prêmio Ecoa estão reservados a Ecoa.

A ponteAponte e Ecoa cumprem a Lei de Proteção de Dados no Brasil, lei 13.709/18 ("Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais"), em especial os princípios da finalidade, adequação, transparência, livre acesso, segurança e prevenção.

A ponteAponte e Ecoa observarão que o consentimento do usuário no fornecimento de dados deverá ser livre, informado, inequívoco e relacionado a uma determinada finalidade.

Em relação aos dados eventualmente armazenados pela ponteAponte e Ecoa, essas possuem processos internos para a proteção dos dados, devendo observar a LGPD e as premissas de governança com seus colaboradores e prestadores de serviços regularmente aceitas no tratamento dos dados obtidos.

No decorrer do contrato originário, a ponteAponte e Ecoa poderão recusar regras de negócios que visem frustrar os objetivos da LGPD, e nessa hipótese, se eximem de qualquer responsabilidade uma da outra e perante a terceiros.

A pessoa responsável pela inscrição tem o direito de solicitar uma cópia das informações que manteremos sobre a iniciativa inscrita e os dados pessoais solicitados, além de solicitar exclusão sob determinadas condições. Caso tenha dúvidas em relação a como usamos as informações pessoais, ressaltamos que a pessoa responsável pela inscrição tem o direito de reclamar com uma agência regulatória de privacidade.

Caso utilizemos as informações pessoais para envio de marketing direto, o indivíduo terá o direito de se remover das listas de marketing a qualquer momento. Caso essa opção seja exercida, interromperemos o processamento de suas informações pessoais para fins de marketing direto. No entanto, poderemos manter seus dados de contato em uma lista de supressão para garantir que eles não sejam adicionados a nenhuma lista de marketing em algum momento no futuro.

Em caso de dúvidas sobre este Prêmio, envie um e-mail para projetos@ponteaponte.com.br.


Realização

Ecoa
Ecoa é uma plataforma do UOL, que nasceu com o propósito de fazer jornalismo propositivo e contar histórias de pessoas, empresas e organizações que atuam para construir um mundo melhor.

pAp
A ponteAponte (pAp) é uma empresa que atua para fortalecer a cultura do impacto coletivo, qualificando o investimento social por meio de iniciativas multissetoriais em duas grandes frentes que se conectam: Seleção & Avaliação de projetos e Potencialização de atores do ecossistema. Conectamos o melhor de cada mundo para um mundo cada vez melhor. A ponte, para nós, é um lugar não apenas de travessia, mas também de encontros, trocas, reflexões e aprendizados, de onde se tem uma visão panorâmica que permite a escolha conjunta de caminhos.

A premiação nasceu para reconhecer e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil. O Prêmio ECOA quer agregar valor tanto às iniciativas, pessoas e empresas indicadas quanto para a sociedade brasileira, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.