Topo

Empresa recicla 490 mil toneladas de latinhas; peso supera 3.000 baleias

Centro de coleta da Novelis, em São Paulo. Empresa recicla mais de 490 mil toneladas de latinhas - Divulgação
Centro de coleta da Novelis, em São Paulo. Empresa recicla mais de 490 mil toneladas de latinhas Imagem: Divulgação

Guilherme Dearo

Colaboração para Ecoa, em São Paulo (SP)

27/10/2022 06h00

Em 2013, a Novelis, empresa líder de laminados e reciclagem de alumínio no mundo, decidiu que precisava se aproximar mais dos negócios de reciclagem no Brasil. Buscando uma compra direta do material coletado, a empresa poderia fortalecer o ecossistema das cooperativas e dos agentes ambientais. Assim, a empresa buscou um parceiro com experiência e contatos na área. O escolhido foi a Reciclázaro, OSC fundada há 20 anos em São Paulo, em uma igreja no bairro da Vila Romana, e que atua com projetos de assistencialismo, profissionalização, geração de renda e reciclagem. Nasceu ali o projeto Gestão de Cooperativas.

Com a criação do Gestão de Cooperativas, a Reciclázaro promoveu o contato com as cooperativas interessadas, que passaram a vender latas de alumínio recolhidas diretamente para a empresa, que tem 14 centros de coletas próprios, em cidades como Campinas (SP), Curitiba (PR) e João Pessoa (PB). Hoje, são 32 cooperativas na Grande São Paulo e outras 46 espalhadas pelo Brasil que fazem parte do projeto, em locais como Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA). Ao todo, 2.453 cooperados se beneficiam do projeto.

As cooperativas, além de repassarem as latas de alumínio à indústria, contam com especialistas que visitam os locais para diagnosticar, propor e desenvolver ações que ajudem a profissionalizar o negócio. "Nossa preocupação e atuação está em três eixos: gestão administrativa, segurança do trabalho e bem-estar. A gente busca desenvolver as necessidades de cada cooperativa nessas áreas porque há muitas diferenças. Algumas são muito profissionais, outras ainda estão começando a se organizar agora", explica Camille Carletti, coordenadora de projetos socioambientais da Reciclázaro.

Para os cooperados, a parceria é interessante porque podem vender o alumínio recolhido diretamente para a indústria, a um preço mais competitivo, sem necessidade de passar por um intermediário, que costumam ser os ferros-velhos -- fato essencial para melhorar geração de renda e profissionalização. Já para a Novelis, o contato direto com as cooperativas garante o acesso ao material reciclado, diminuindo a dependência de matéria-prima vinda de terceiros.

Aos benefícios para ambas as partes se somam os benefícios para o meio-ambiente, já que a iniciativa fortalece a reciclagem e a economia circular. No Brasil, em 2021, 98,7% das latinhas de bebidas foram coletadas e recicladas. A Novelis reciclou 64% delas, cerca de 21 bilhões de latas. Entre 2010 e 2020, a porcentagem de laminados para latas de bebidas produzidos através de material reciclado passou de 33% para 77%, dentro do total de laminados para latas produzidos pela Novelis.

A empresa recicla cerca de 490 mil toneladas por ano de latas de alumínio. Só pra ter uma ideia, isso equivale ao peso de 3.267 baleias-azuis, que são o maior animal que já viveu na Terra.

Infográfico - Carol Malavolta - Carol Malavolta
Imagem: Carol Malavolta

EAD e investimento de R$ 300 mil

1 - Divulgação - Divulgação
Juliana em Vitória do Belém: 2.453 cooperados se beneficiam do Gestão de Cooperativas
Imagem: Divulgação

Durante a pandemia, muitas cooperativas fecharam por tempo indeterminado e as atividades presenciais da Gestão de Cooperativas ficaram mais restritas. Surgiu a necessidade de manter o contato à distância. Assim, empresa e OSC criaram uma plataforma EAD gratuita, que conta com mais de 1.500 horas de vídeos e cursos sobre gestão, organização financeira, leis de resíduos sólidos e práticas de segurança no trabalho, entre outros. Mais de mil cooperados já concluíram cursos no site.

Mesmo depois do fim da fase crítica da pandemia e dos períodos de quarentena, elas decidiram manter o site, que conta periodicamente com novas aulas e cursos. Cerca de 180 cooperados dentro do projeto utilizam ativamente a plataforma. "Parece um número baixo, mas não é, pensando que muitos deles são semianalfabetos ou têm dificuldade de acesso à internet. É um número a se comemorar", diz Camille Carletti.

Segundo Eunice Lima, diretora de comunicação e relações governamentais da Novelis, a empresa investe cerca de R$ 300 mil anuais na manutenção e ampliação do Gestão de Cooperativas.

" Vemos a necessidade de cada local para pensar em iniciativas. Criamos hortas em diversas cooperativas. Em outras, fizemos campanhas de vacinação", diz Lima.

Coletores no Brasil

2 - Divulgação - Divulgação
Parceria entre Novelis e Reciclázaro recicla 490 mil toneladas de latinhas por ano, peso equivale a mais de 3200 baleias-azuis
Imagem: Divulgação

No Brasil, de acordo com o levantamento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), existem cerca de 800 mil agentes ambientais de coleta em atividade, sendo 70% do gênero feminino.

Segundo o Anuário da Reciclagem 2021, com levantamento feito pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e pelo Instituto Pragma, estima-se que quase um milhão de toneladas de material reciclável foi recolhido no País em 2020, com vendas que geraram 800 milhões de reais de faturamento.

Desde agosto de 2010, com a Lei Nº12.305, existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que reconhece a atuação de catadores e catadoras de materiais recicláveis como agentes imprescindíveis na gestão de resíduos sólidos.