'Nosso projeto para o Brasil é combater o racismo', diz coordenadora do MNU
Neste episódio de Papo Preto, Setela Diogo recebe Ieda Leal, coordenadora nacional do MNU - Movimento Negro Unifcado - que há mais de 40 anos desenvolve medidas para a conscientização política da população preta, principalmente para a ocupação de lugares de decisão e poder.
Na semana em que ocorre o segundo turno das eleições, Ieda analisa o atual cenário político, os resultados alcançados no primeiro turno e os desafios para o futuro das pautas antirracistas.
A pesquisadora diz a pauta antirracista é também uma pauta de reparação histórica, e ela tem que ser feita por meio de políticas públicas. "Nós não viemos para o Brasil para sermos escravizados, nós fomos arrancados do continente africano e trazidos para cá de forma muito violenta. O país reconhece, mas precisa apontar caminhos para que possamos fazer a grande reparação deste crime" (a partir de 05:31 do arquivo acima).
Sobre os resultados do primeiro turno da eleição, Ieda diz que foram positivos, mas que é preciso juntar as pessoas que tenham o mesmo compromisso. "Tenho feito uma conta matemática. Precisamos juntar todos os votos que tivemos de todos os negros que tenham conteúdo da pauta do combate ao racismo. Porque não pode ser qualquer negro. Temos que denunciar os afro convenientes" (a partir de 08:30 do arquivo acima).
No momento político atual, a pesquisadora diz que mais do que nunca é preciso reforçar a luta. "Temos que ter as pessoas organizadas em seu local de trabalho, nas associações de bairro, nos conselhos escolares, de saúde, de educação, em todos os lugares de controle social. Temos que estar presentes. Temos um projeto para o Brasil que é combater o racismo" (a partir de 20:52 do arquivo acima).
Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.
Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.