Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #105: Qual é a importância do feminismo negro?

De Ecoa, em São Paulo

19/11/2022 06h00

O feminismo negro é um movimento intelectual, político e engajado que está pensando a intersecção entre gênero, raça e classe para atender demandas das mulheres negras, que durante séculos foram escravizadas e vivem as consequências até hoje. É assim que a professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Ohana Boy, define este termo, que é uma variante do movimento feminista.

Neste episódio de Papo Preto, que integra a série Dicionário Preto - que explica termos relacionados à temática racial - a apresentadora Stela Diogo conversa com a professora para entender melhor como e onde surgiu o feminismo negro e qual a sua importância no Brasil.

A professora explica que o feminismo, de maneira geral, é um movimento que luta pela emancipação das mulheres em toda a sua diversidade e o feminismo negro engloba outras particularidades, como etnia, classe social que também afetam diretamente a luta por determinadas pautas. "Os movimentos intelectuais de luta têm uma diversidade muito grande, é difícil querer unificar todos os movimentos porque defendem a mesma pauta, pois há caminhos muito diferentes para defender determinadas temáticas", diz ela a partir de 03:44 do arquivo acima.

Ohana diz que a relevância do feminismo negro está em não defender uma certa hierarquia de opressão - porque historicamente o movimento feminista era hegemonicamente branco e não pensava necessariamente as questões de raça.

"O movimento negro, no caso dos Estados Unidos, também estava pensando em direitos civis, mas não sob os aspectos de gênero e como influenciava ser uma mulher negra e não um homem negro dentro dos debates todos" (a partir de 05:31 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.