Bandeira de Pernambuco confunde no Qatar: Por que arco-íris é símbolo LGBT+
A bandeira de Pernambuco, que tem um arco-íris em sua composição e faz parte da simbologia da história da região, gerou confusão após um grupo de brasileiros a levantar no Qatar e ser confundida com bandeira LGBTQIA+. O jornalista Victor Pereira postou em seu Twitter que policiais vieram para cima deles e obrigaram a apagar o vídeo que fez de seus amigos segurando a bandeira do estado.
Mas por que o arco-íris tem relação com a comunidade LGBTQIA+ e qual o seu significado para comunidade?
Confira a seguir e entenda a representação das cores que causaram discórdia, até mesmo fora de contexto, no país que sedia a copa e onde o embaixador do evento se referiu a homossexualidade como dano mental em entrevista à imprensa alemã.
Por que o arco-íris passou a representar a comunidade LGBTQIA+?
A história acerca das cores do arco-íris são documentadas de fato em 1978, quando o artista Gilbert Baker, estadunidense e ativista dos direitos LGBTQIA+, criou a bandeira com as cores do arco-íris e a usou em 25 de junho, no Dia da Liberdade Gay nos Estados Unidos.
A intenção do artista foi representar a diversidade, e para tal usou algo da natureza que tivesse esse significado. "Algo da natureza para representar que nossa sexualidade é um direito humano", disse Baker em entrevista à BBC.
Com o tempo, o uso da bandeira foi disseminado para ouras grandes metrópoles dos Estados Unidos. E, em 1990, foi reconhecida como símbolo global da comunidade LGBTQIA+ e luta por seus direitos.
O que significam as cores da bandeira LGBTQIA+?
Cada cor do arco-íris têm um significado relacionado com a comunidade LGBTQiA+, confira o que significa as seis cores presentes na bandeira atual (a original feita por Baker continha oito).
Vermelho - vida
Laranja - cura
Amarelo - a luz do sol
Verde - natureza
Azul - arte
Violeta - espírito humano
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.