Por que os japoneses recolhem lixo nos estádios da Copa? 'Souji' explica
Sempre que a seleção do Japão se classifica para a Copa do Mundo, uma cena se repete nas arquibancadas: torcedores japoneses recolhem seus lixos após as partidas e viralizam nas redes sociais. Mas, afinal, por que eles fazem isso?
Não se trata apenas de consciência ambiental, é um pouco mais que isso. A prática faz parte de uma tradição do país: o souji.
Segundo a BBC, a palavra japonesa tem vários significados e, entre eles, limpeza e varrição. Na prática, trata-se de um ritual que segue um provérbio: "Não jogue terra no poço que te dá água".
Ou seja, não se trata apenas de limpar os estádios de futebol, mas de uma filosofia que é passada de geração para geração.
Assim como aconteceu na Copa do Brasil, em 2014, na da Rússia, em 2018, e agora na abertura da Copa do Mundo do Qatar, os torcedores japoneses foram filmados recolhendo lixo nas arquibancadas do Estádio Al Bayt.
Ainda de acordo com a BBC, as crianças japonesas realizam, nas escolas e com coordenadoria dos professores, tarefas como limpar os banheiros, varrer o chão e lavar a louça. A ideia é que as crianças aprendam com isso a zelar pela limpeza dos espaços públicos.
Hábito pode servir de inspiração
Durante a Copa do Mundo da Rússia, torcedores do Senegal e do Brasil também foram vistos recolhendo o próprio lixo nos estádios. Contudo, não só em meio a uma partida de futebol a prática pode servir de inspiração.
Para nós, é uma honra que outros países também estejam fazendo souji. Nós esperamos que outros torcedores se inspirem a fazer o mesmo.
Chikako Ehara, torcedor japonês em entrevista à BBC
A reciclagem é uma das ações mais conhecidas quando o assunto é recolher o próprio lixo. Isso porque não se trata apenas de retirar o lixo ou da própria casa ou de lugares públicos, mas também de separá-los.
A fim de inspirar você também nessa prática, Ecoa criou um guia de como você pode começar a reciclar. Para acessá-lo é só clicar aqui!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.