Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #106: Por que é preciso ter 'consciência negra'

De Ecoa, em São Paulo

26/11/2022 06h00

O dia 20 de novembro foi nomeado o Dia da Consciência Negra pelo movimento negro, que chegou à conclusão de que o dia 13 de maio não tinha nenhum significado para a população negra do Brasil. "Era o dia da abolição formal da escravatura, mas a escravidão, de fato, continuou. O verdadeiro dia da Consciência Negra é o dia 20 de novembro que tem a ver com a morte de Zumbi dos Palmares, que lutou para abolir a escravidão no Brasil", explica o antropólogo brasileiro-congolês Kabengele Munanga.

Neste episódio de Papo Preto, ele fala à apresentadora Stela Diogo sobre a importância deste dia como um símbolo de luta, uma data para conscientizar toda a sociedade sobre a luta contra o racismo, elaborar e exigir a criação de políticas públicas que ajudem neste enfrentamento.

"É um dia de debates e conversas para que a população brasileira, de forma geral, possa tomar consciência dos problemas que a população negra sofre. São práticas racistas que têm como consequência desigualdades entre brancos e negros na sociedade, falta de inclusão dos negros em todos os lugares onde se fala de poder, seja econômico, político, intelectual, simbólicos, o negro para o Estado é invisível", diz ele a partir de 04:21 do arquivo acima.

Kabengele Munanga diz que a igualdade só será alcançada se a luta negra conseguir mobilizar o outro setor da sociedade, o dos brancos. "O racismo não é uma questão dos negros, é uma questão da sociedade. Esse dia é simbólico porque se conscientiza globalmente durante todo o mês toda a população. O racismo é uma luta de geração, e essa luta não se faz sem mobilização. E a mobilização não é possível sem a consciência coletiva" (a partir de 14:49 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.