Onça 'cancelada', o gato do hexa e 'peixe alien': relembre os bichos do ano
Quais animais chamaram atenção em 2022? Ecoa preparou uma lista com histórias engraçadas, de superação e preservação protagonizadas por bichos na água, na terra e no ar.
A lista vai de peixes alienígenas ao gato que "eliminou" a seleção brasileira na Copa do Mundo.
Leia a lista completa abaixo.
Cachorra Pandora
Em janeiro, a cachorra Pandora foi encontrada 45 dias após desaparecer em uma conexão de voo em Guarulhos. O tutor, Reinaldo Júnior, fez uma busca obstinada até reencontrá-la no próprio aeroporto.
A companhia aérea Gol afirmou que a caixa de transporte foi aberta pela cachorra. Passado o susto, Reinaldo criou uma página no Instagram para buscar outros pets perdidos.
Onça é 'cancelada' por almoçar
Uma onça-pintada foi "cancelada" nas redes após ser fotografada enquanto comia uma capivara, em abril.
O fotógrafo João Pedro Salgado, 22, recebeu críticas como "quem consegue ficar feliz ao ver uma capivara sendo morta?", embora o animal esteja na cadeia alimentar da onça.
A fotografia foi feita no Pantanal.
A volta da ararinha-azul
A Ararinha-azul voltou a voar pela Caatinga, em junho. A espécie era considerada extinta na natureza e os últimos sobreviventes estavam na Alemanha.
Antes, estiveram com um sheik do Qatar, em uma trama internacional. No ano que vem, até 50 outras ararinhas-azuis devem ser enviadas pelos alemães.
O cãozinho da casa abandonada
Em julho, a ativista Luisa Mell entrou na mansão de Margarida Bonetti, em São Paulo, para tentar resgatar um cachorro.
A tentativa de resgate é parte do rebuliço causado pelo podcast A Mulher da Casa Abandonada, um sucesso que fez centenas de pessoas irem até a casa da mulher investigada pela Justiça norte-americana por escravizar uma mulher brasileira. O marido dela à época, Renê Bonneti, foi condenado a seis anos de prisão e pagamento de multa nos Estados Unidos.
O encontro com os 'peixes alienígenas'
Em setembro, cientistas brasileiros anunciaram o encontro de 200 espécies de peixes em águas profundas do litoral. 50 tipos nunca haviam sido vistos no Brasil e oito são totalmente inéditos no mundo.
A pesquisa encontrou peixes de aparência gelatinosa, com "alienígenas", em profundidades de 1.110 metros de profundidade.
O resgate dos Beagles
4 mil beagles foram resgatados de um centro de pesquisas em Virgínia, nos Estados Unidos, em julho.
A empresa, Envigo, foi processada pelo governo norte-americano por maus tratos. Uma força-tarefa com veterinários e candidatos a tutores de todo o país se voluntariam para oferecer cuidados e um lar.
A foto do ano!
Uma "bola de abelhas" foi eleita a foto do ano no Wildlife Photographer of the Year, premiação internacional com as melhores fotografias do reino animal.
A fotógrafa americana Karine Aigne fez o registro em uma fazenda no Texas, nos Estados Unidos, e saiu vitoriosa em outubro.
Onça do Richarlison
Richarlison, da seleção brasileira, virou "pai" da onça-pintada Acerola, como mostrou Ecoa em outubro.
O jogador adotou o animal sob os cuidados da ONG Onçafari. Neste ano, a Nike também anunciou que o uniforme da seleção contaria com as pintas do maior felino do país.
Salve o Mero
O mero é um peixe gigante, sem predadores e que pode chegar a 400 kg e viver a 100 metros de profundidade.
Apesar do tamanho, ele é dócil e até aceita carinho, uma característica que o tornou em presa fácil para a pesca ilegal.
Um projeto criado há mais de 20 anos monitora os meros em nosso litoral, como mostrou Ecoa em novembro.
O gato da seleção
O gato apelidado de Hexa invadiu uma coletiva de imprensa do jogador Vini Jr. na Copa do Mundo no Qatar, em dezembro.
Um assessor da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) foi criticado pela manobra feita para tirar o gato da mesa.
Vários memes relacionaram a eliminação do Brasil para a Croácia com o tratamento dado ao Hexa.
O tamanduá albino
Alvin é o único tamanduá albino conhecido na natureza. Os biólogos o encontraram em Mato Grosso do Sul. A descoberta veio a público em dezembro.
Ele ocupa um restrito trecho do Cerrado no estado e especialistas estudam como ele sobreviveu com uma cor - ou a ausência de cor - tão chamativa na paisagem.
Ai minha cabeça!
O Comedy Wildlife Photography Awards é uma premiação internacional com as fotos mais engraçadas da natureza. Em 2022, a foto premiada é a de um filhote de leão que tenta escalar uma árvore, mas parece se chocar contra ela.
A imagem foi capturada pela americana Jennifer Hadley.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.