Topo

Com vaquinha e ajuda dos famosos: brasileiro brilha na Europa aos 13 anos

Caio Braga vende doces no calçadão de Nova Iguaçu com suas medalhas e quimono. - Arquivo pessoal/ Aloisio Braga
Caio Braga vende doces no calçadão de Nova Iguaçu com suas medalhas e quimono. Imagem: Arquivo pessoal/ Aloisio Braga

Giacomo Vicenzo

De Ecoa, Em São Paulo

20/01/2023 06h00

Em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, a sala de estar da casa dos pais do estudante e lutador de jiu-jítsu Caio Braga, 13, perdeu o espaço das poltronas e dos sofás para dar lugar a um tatame que toma todo o local.

A adaptação foi feita por seu pai Aloisio Braga, 34, que trabalha como barbeiro, e quis criar um espaço para que seu filho pudesse treinar também fora da academia em que pratica a arte marcial.

Transformar a sala em local de treino teve o aval de Patrícia Martins, 33, dona de casa e mãe do jovem atleta, que abraçou a carreira do filho quando a família tentava reunir recursos para que Caio fosse competir o World Pro de Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes - o mais importante campeonato do esporte.

"No início de 2022, Caio disputou o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu e ganhou ouro na sua categoria. Desde então, coloquei na cabeça que ele tinha que ter a chance de disputar o mundial, nem que eu vendesse o carro. Então, minha esposa foi vender doces com ele no centro da cidade", conta Aloisio.

Com o quimono usado nas vitórias e medalhas no pescoço, o atleta saiu às ruas do centro de Nova Iguaçu vendendo amendoins, bananadas e balas de goma. Em suas mãos, um cartaz continha escrito: "Ajude a competir o Mundial de Jiu-Jitsu".

Mc Poze e Pedro Scooby unem forças para atleta ir ao mundial

1 - Lucas Ramos/Brazil News - Lucas Ramos/Brazil News
Pedro Scooby
Imagem: Lucas Ramos/Brazil News

A vestimenta e medalhas do menino que vendia doces chamaram a atenção e logo uma foto tirada viralizou nas redes sociais.

"Uma pessoa tirou uma foto e viralizou. Pouco tempo depois, o Mc Poze disse que queria entrar em contato conosco e nos ajudou com uma quantia e na sequência, o surfista Pedro Scooby também colaborou", conta o pai do atleta.

O valor da passagem e hospedagem em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, e que sedia a competição mundial do esporte superavam R$ 13 mil, de acordo com a família, mas lembram que somando o valor doado pelas celebridades e as vendas, conseguiram arrecadar a quantia total que necessitavam. O jovem cruzou oceano em novembro para a disputa na categoria infantil.

Me senti em um sonho, só foi cair a ficha no avião e quando entrei no tatame em outro país. Nem sabia se estava preparado para andar de avião e ganhei ouro no campeonato mundial, Caio Braga, campeão de jiu-jitsu

Caio Braga ganhou ouro no World Pro de Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi  - Arquivo pessoal/ Aloisio Braga  - Arquivo pessoal/ Aloisio Braga
Caio Braga ganhou ouro no World Pro de Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Imagem: Arquivo pessoal/ Aloisio Braga

O surfista Pedro Scooby conheceu a história do atleta Caio Braga pelas redes sociais ao ver um vídeo do jovem vendendo doces.

"Esse merece, é um cara batalhador e está indo em busca dos próprios sonhos. Fico feliz em ajudar um atleta a realizar esse sonho, mas ao mesmo tempo me sinto triste, pois, ele já um campeão e já poderia ter os patrocínios porque é merecedor", diz Scooby para Ecoa.

De volta ao Brasil, Caio e sua mãe retornaram ao calçadão em que faziam as vendas. Mas, dessa vez para doar todos os doces em agradecimento às pessoas que compraram e ajudaram na arrecadação para passagem - e segurando uma placa de agradecimento: 'Campeão Mundial - Obrigado Nova Iguaçu'

"Ficamos a tarde toda lá, pois, recebi muita ajuda dessas pessoas, voltei com essa medalha graças ao pessoal de Nova Iguaçu, que comprou os doces. Sem eles seria impossível", diz Caio Braga.

Rede de solidariedade ajudou atleta chegar ao campeonato europeu

Uma das pessoas que cruzaram com Caio e sua história no calçadão de Nova Iguaçu foi Marcelo Mello, que gerencia e apresenta a Rádio Opção, que faz transmissões web com foco na região.

"Passei pelo Caio quando ainda estavam tentando ir ao Campeonato Mundial, disse que poderia levar ele à minha rádio, e assim fizemos. Muitas pessoas se sensibilizaram, inclusive um de nossos patrocinadores", lembra Mello.

Com a vitória em Abu Dhabi e transmissão no programa local, logo o jovem ganhou uma rede patrocinadores na região, que incluem consultórios de odontologia e lojas de suplementos alimentares.

Aloisio mirou novamente fora do país - e inscreveu o filho no Campeonato Europeu Kids, e recorreu a ajuda de um financiamento online e às vendas do calçadão. "Foi nesse momento, que o patrocinador da nossa rádio custeou as passagens para Caio e o seu pai", lembra o apresentador da Rádio Opção.

Em dezembro, o jovem ganhou mais um ouro no Campeonato Europeu Kids em Dublin (Irlanda)    - Arquivo pessoal/ Aloisio Braga  - Arquivo pessoal/ Aloisio Braga
Em dezembro, o jovem ganhou mais um ouro no Campeonato Europeu Kids ? Dublin (Irlanda)
Imagem: Arquivo pessoal/ Aloisio Braga

Com as passagens compradas, Caio embarcou para Dublin, na Irlanda e conquistou novamente mais uma medalha de ouro representando o Brasil em dezembro do ano passado.

Agora, Aloisio planeja arrecadar recursos para que o filho se inscreva e participe da competição Pan Kids Jiu-jitsu IBJJF Championship (2023), que acontecerá nos Estados Unidos. Essa competição geralmente cai entre julho e agosto, e eles se organizam, novamente, para buscar patrocínio.

O Caio está ajudando a inspirar outras crianças e mostrar uma visão mais profunda sobre o jiu-jítsu, e agora nossa família está passado muito mais tempo junto por conta do esporte. Aloisio Braga.