Ministra diz que Alemanha vai investir R$ 35 milhões no Fundo Amazônia
A Alemanha está investindo 35 milhões de euros no Fundo Amazônia para fortalecer a iniciativa de proteger a floresta. A informação foi dada pela ministra do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze nesta segunda-feira em entrevista coletiva ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em Brasília.
Assim que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito, o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, principal investidora do Fundo, afirmou que o país o retomaria após suspendê-lo em 2019 por causa do aumento do desmatamento e das ações do governo de Jair Bolsonaro (PL) vistas como prejudiciais ao meio ambiente no país.
Houve um aumento maciço do desmatamento sob Bolsonaro, o que tem sido muito preocupante. Todo mundo preocupado com o clima viu dolorosamente como ele desrespeitou completamente os antigos acordos e promessas
Espen Barth Eide, ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega
O que é o Fundo Amazônia?
Durante a Conferência do Clima, que aconteceu em Nairóbi, em 2006, o governo brasileiro propôs a criação de um fundo para que outros países pudessem contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa - principal causa do aquecimento global e da crise climática.
Dois anos depois, o decreto n° 6.527, de 1° de agosto de 2008, criou o Fundo Amazônia, com objetivo de captar recursos internacionais para promover ações de preservação e combate ao desmatamento da Amazônia.
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é o responsável por administrar e destinar as doações recebidas. Ainda existe um Comitê Orientador, com participantes do Governo Federal, dos estados da Amazônia Legal e da sociedade civil - todos devem estar de acordo para que uma decisão seja tomada.
Para o que serve o Fundo Amazônia?
Segundo o decreto, o Fundo Amazônia pode ser usado para:
Gestão de florestas públicas e áreas protegidas;
Controle, monitoramento e fiscalização ambiental;
Manejo florestal sustentável;
Atividades econômicas desenvolvidas a partir do uso sustentável da vegetação;
Zoneamento Ecológico e Econômico, ordenamento territorial e regularização fundiária;
Conservação e uso sustentável da biodiversidade;
Recuperação de áreas desmatada
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.