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Ansioso para ver show do Coldplay, fã brasileiro pode ficar cego e surdo

Chris Martin, vocalista do Coldplay - Getty Images
Chris Martin, vocalista do Coldplay Imagem: Getty Images

Rayane Moura

Colaboração para Ecoa, em São Paulo (SP)

10/03/2023 16h02

O Coldplay começa nesta sexta-feira (10), uma série de 11 shows pelo Brasil com a turnê do álbum "Music of the Spheres". Ao todo, serão seis apresentações em São Paulo, duas em Curitiba e três no Rio de Janeiro. Infelizmente, os ingressos para assistir à banda já estão esgotados, mas alguns fãs vão ganhar entrada, como parte das ações da banda por um mundo melhor.

Um desses fãs é o jovem Murilo Leal Rezende, de 17 anos, que é autista. Fã da banda, ele adora cantar e reproduzir as canções do grupo. Recentemente, o adolescente de Goiânia foi diagnosticado com a Síndrome de Bardet-Biedl, uma condição rara que pode fazê-lo perder a visão total em pouco tempo.

Além disso, a síndrome também pode afetar sua audição. Ou seja, essa poderá ser a última chance para Murilo ver a sua banda favorita ao vivo. O caso viralizou após a jornalista Beth Moreno utilizar suas redes sociais para compartilhar a história do jovem autista. Em um post, Beth soltou um trecho da live onde o adolescente aparece cantando "Magic", um dos hits de Coldplay.

"Meu marido é muito fã do Coldplay, e consequentemente ouvimos bastante aqui em casa. Quando lançou a música "Adventure of a Lifetime", o clipe era muito bacana, tem todos aqueles macacos, os ritmos, e ele viu e ficou fascinado. O autista tem toda aquela coisa de ver, ficar voltando e repetindo, ele ficou o tempo todo assim, e aí nasceu uma paixão, um hiperfoco", explica Fernanda Leal e Silva Rezende, de 49 anos, mãe do Murilo.

Com isso, Murilo começou a pesquisar mais músicas do grupo, reproduzir todas as canções, até se tornar fã da banda. O caso tomou uma proporção tão grande que chegou até o Coldplay, que convidou Murilo e toda sua família para o último show em São Paulo, que vai acontecer dia 18 de março. O adolescente é fluente em inglês, idioma que aprendeu sozinho, e leu o e-mail que recebeu para a mãe.

"Há alguns meses, descobrimos essa condição rara que não tem cura ou tratamento. Por isso, meu marido teve a ideia de criar memórias para o Murilo, para quando acontecer de ele perder totalmente a visão, ele se lembrar desses momentos", explica Fernanda, que ainda não consegue acreditar em tudo o que está acontecendo.

E pensando na condição do Murilo, o Coldplay separou um espaço destinado para pessoas com deficiência no Estádio do Morumbi, ou seja: o jovem autista e sua família não precisarão ficar no meio da multidão para curtir o show. "Ele é bem tranquilo, mas está ansioso, me pergunta todos os dias quanto falta para chegar o show, quando vamos", conta Fernanda, que mostra nos dedos quantos dias restam para o evento.

No Instagram, Murilo agradeceu a todos que ajudaram a divulgar a sua história. "Eu queria agradecer aqueles que me seguiram para fazer essa campanha, que me ajudaram. Fico muito feliz em chegar a meta dessa campanha. E eu realizei um sonho e vou no show do Coldplay. Valeu!", disse o adolescente em seu perfil, onde consta vídeos de diversas de suas apresentações.

Fã que reduzir emissões de carbono ganha ingresso

A Embaixada Britânica no Brasil, em parceria com a Greentech Tembici - líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina - está realizando uma competição online que irá premiar os vencedores com ingressos para shows do Coldplay no Brasil. A ideia é dar acesso à apresentação para fãs que diminuírem sua emissão de carbono.

A Embaixada Britânica no Brasil e a equipe da Tembici selecionarão o vencedor por meio da avaliação dos vídeos postados. Quem ganhar terá que gravar sua jornada ao show, colocando em prática o plano proposto e publicar o clipe em suas redes sociais marcando @coldplay, @ukinbrazil e @tembici usando a hashtag #ColdplayNetZeroBrazil.

As inscrições rolaram até o dia 09 de Março, e os vencedores serão anunciados nesta sexta-feira (10). Mais informações estão disponíveis no site do governo britânico.

Coldplay quer reduzir pela metade emissões de CO2

Em novembro de 2019, Chris Martin, vocalista do Coldplay, declarou em uma entrevista à BBC que iria suspender os shows internacionais ao lado da banda para "entender como as turnês poderiam ser não apenas sustentáveis, mas também ativamente benéficas". Nos meses seguintes, enquanto o show business se movimentava no ambiente online durante a pandemia, o grupo trabalhou para encontrar novos meios de tornar suas apresentações mais sustentáveis.

Quando regressou aos palcos no ano passado com a "Music Of The Spheres World Tour", a banda tinha desenvolvido um plano completo de sustentabilidade para a turnê.

A principal meta do plano de sustentabilidade é reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) de todos os shows pela metade em comparação à última turnê da banda, realizada entre 2016 e 2017. Além disso, para cada ingresso vendido, o Coldplay também se propõe a plantar uma árvore em localizações selecionadas pela equipe, como parte do projeto "One Tree Planted" em parceria com outros programas de reflorestamento pelo mundo.