Topo

Junior Manchineri vence categoria Jovens Causadores do 2º Prêmio Ecoa

De Ecoa, em São Paulo (SP)

14/03/2023 13h36

Nesta terça-feira (13), a jornalista Fabíola Cidral, do UOL News, anunciou o ativista Junior Manchineri, como vencedor da categoria Jovens Causadores, no 2º Prêmio Ecoa.

"Eu compartilho esse prêmio com todos os finalistas", disse Junior, no começo do papo. Manchineri foi o candidato indígena mais jovem. Ele, que concorreu a deputado estadual pelo PT, nas eleições de 2022, acredita que o governo Lula (PT) será um governo onde o movimento indígena vai "procurar melhorias".

"A juventude sempre fica para amanhã. Ela é muito negligenciada, mas a juventude é agora", disse Manchineri no UOL News. Sobre a luta dos povos indígenas, Manchineri acredita que estamos vivendo uma fase de "retomada", onde os povos indígenas estão "reinventando sua existência".

Manchineri - Odair Leal - Odair Leal
Rio Branco, Acre, 31.01.2023 - Junior Manchineri vem de uma família de luta. Seus avós paternos lutaram pelo reconhecimento e demarcação da Terra Indígena Mamoadate.(Foto: Odair Leal/UOL)
Imagem: Odair Leal

O que é o Prêmio Ecoa?

O 2º Prêmio Ecoa homenageia as transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade. A premiação nasceu para reconhecer e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil.

O Prêmio Ecoa quer agregar valor tanto às iniciativas, pessoas e empresas indicadas quanto para a sociedade brasileira, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.

Seus vencedores até agora foram Neidinha Suruí (Causadores), Taboa Engenharia (Negócios que Impactam), Mães da Saudade (Iniciativas que Inspiram), Veja com o Coração (Empresas que Mudam) e Junior Manchineri (Jovens Causadores).

Quem foram os finalistas da categoria Jovens Causadores?

1 - Arte/ UOL - Arte/ UOL
2º Prêmio Ecoa Jovens Causadores Web
Imagem: Arte/ UOL

Quatro jovens de diferentes regiões do Brasil são os finalistas da categoria Jovens Causadores do 2º Prêmio Ecoa. Dayrel Teixeira, de Manaus, une funk e livros em seu famoso perfil Funkeiros Cults. A estudante Vitória Rodrigues criou um projeto de lei para a prevenção da violência urbana nas escola. Assim como ela, o estudante de ciências sociais Junior Manchineri também acredita na transformação por meio da política e se tornou o candidato indígena mais jovem do Brasil. Já Beatriz Lacerda se organizou para ouvir as reivindicações de outros jovens insatisfeitos com o sistema de ensino na periferia de Belém.

Próximos resultados

Na quarta-feira (15), o UOL News revela o vencedor da categoria "Fizeram História" do 2º Prêmio Ecoa. Na quinta-feira (16), Fabíola Cidral dá o resultado de "Vozes que Ecoam", a última categoria do Prêmio. Ambas categorias foram decididas por votação popular.

Sobre o Engajamundo, parceiro na categoria Jovens Causadores

Engajamundo é uma organização de liderança jovem e feita para jovens que acredita na importância da atuação da juventude para enfrentar os maiores problemas ambientais e sociais do Brasil e do mundo. Ela é parceira estratégica do 2º Prêmio Ecoa na categoria Jovens Causadores. Conheça o trabalho em www.engajamundo.org

A premiação nasceu para reconhecer e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil. O Prêmio ECOA quer agregar valor tanto às iniciativas, pessoas e empresas indicadas quanto para a sociedade brasileira, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.