Junior Manchineri vence categoria Jovens Causadores do 2º Prêmio Ecoa
Nesta terça-feira (13), a jornalista Fabíola Cidral, do UOL News, anunciou o ativista Junior Manchineri, como vencedor da categoria Jovens Causadores, no 2º Prêmio Ecoa.
"Eu compartilho esse prêmio com todos os finalistas", disse Junior, no começo do papo. Manchineri foi o candidato indígena mais jovem. Ele, que concorreu a deputado estadual pelo PT, nas eleições de 2022, acredita que o governo Lula (PT) será um governo onde o movimento indígena vai "procurar melhorias".
"A juventude sempre fica para amanhã. Ela é muito negligenciada, mas a juventude é agora", disse Manchineri no UOL News. Sobre a luta dos povos indígenas, Manchineri acredita que estamos vivendo uma fase de "retomada", onde os povos indígenas estão "reinventando sua existência".
O que é o Prêmio Ecoa?
O 2º Prêmio Ecoa homenageia as transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade. A premiação nasceu para reconhecer e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil.
O Prêmio Ecoa quer agregar valor tanto às iniciativas, pessoas e empresas indicadas quanto para a sociedade brasileira, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.
Seus vencedores até agora foram Neidinha Suruí (Causadores), Taboa Engenharia (Negócios que Impactam), Mães da Saudade (Iniciativas que Inspiram), Veja com o Coração (Empresas que Mudam) e Junior Manchineri (Jovens Causadores).
Quem foram os finalistas da categoria Jovens Causadores?
Quatro jovens de diferentes regiões do Brasil são os finalistas da categoria Jovens Causadores do 2º Prêmio Ecoa. Dayrel Teixeira, de Manaus, une funk e livros em seu famoso perfil Funkeiros Cults. A estudante Vitória Rodrigues criou um projeto de lei para a prevenção da violência urbana nas escola. Assim como ela, o estudante de ciências sociais Junior Manchineri também acredita na transformação por meio da política e se tornou o candidato indígena mais jovem do Brasil. Já Beatriz Lacerda se organizou para ouvir as reivindicações de outros jovens insatisfeitos com o sistema de ensino na periferia de Belém.
Próximos resultados
Na quarta-feira (15), o UOL News revela o vencedor da categoria "Fizeram História" do 2º Prêmio Ecoa. Na quinta-feira (16), Fabíola Cidral dá o resultado de "Vozes que Ecoam", a última categoria do Prêmio. Ambas categorias foram decididas por votação popular.
Sobre o Engajamundo, parceiro na categoria Jovens Causadores
Engajamundo é uma organização de liderança jovem e feita para jovens que acredita na importância da atuação da juventude para enfrentar os maiores problemas ambientais e sociais do Brasil e do mundo. Ela é parceira estratégica do 2º Prêmio Ecoa na categoria Jovens Causadores. Conheça o trabalho em www.engajamundo.org
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.