'Quem atirou em Chico Mendes errou, ele continua vivo, esse Prêmio é prova'
"Aqueles que atiraram em Chico [Mendes] erraram o tiro, porque ele não morreu, ele continua mais vivo do que nunca. E a gente vê isso nesse Prêmio", disse a ativista ambiental Ângela Mendes ao receber, em nome do seu pai, o Prêmio Ecoa na categoria Fizeram História.
A afirmação foi ao ar nesta quarta-feira (15), quando a jornalista Fabíola Cidral, do UOL News, anunciou o saudoso ambientalista Chico Mendes como um dos vencedores do 2º Prêmio Ecoa. Ângela Mendes, filha de Chico, começou o papo com Fabíola celebrando os demais finalistas (que incluíam nomes como Maria Firmino dos Reis, Xicão Xucuru e Paulo Freire): "São pessoas maravilhosas", disse Ângela.
Sobre a importância do Prêmio Ecoa, a ativista afirmou que ele "demonstra que Chico continua vivo em pessoas que resistem, como a gente". Ela também disse que seu pai " onde quer que esteja também fica satisfeito em saber que sua semente foi plantada e atinge muitas mentes e muitos corações"
2023: ano da reconstrução do Brasil
"É um ano muito simbólico, é o ano da retomada, o ano da reconstrução do Brasil", disse Ângela Mendes, empolgada com o fim do governo Jair Bolsonaro (PL) e o fato de Marina Silva (Rede) ter sido nomeada ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima. "Estamos no momento de lutar pela proteção daqueles que defendem a floresta e seus povos originários".
Sobre Marina Silva, especificamente, Ângela disse que a ministra é "uma mulher surpreendente" e que "Marina é uma mulher que superou tudo e nos faz ter esperança de que muita coisa mude e mude para melhor".
Sobre a relação de quem mora na cidade com a preservação da floresta, a ambientalista afirma que todos são "beneficiados pela floresta". Para ela, "a água potável que a gente toma é possível porque ainda existem florestas. O ar que a gente respira também". E "o desequilíbrio ecológico se reverte na nossa saúde".
O que é o Prêmio Ecoa?
O 2º Prêmio Ecoa homenageia as transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade. A premiação nasceu para reconhecer e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil.
O PrêmioEcoa quer agregar valor tanto às iniciativas, pessoas e empresas indicadas quanto para a sociedade brasileira, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.
Seus vencedores até agora foram Neidinha Suruí (Causadores), Taboa Engenharia (Negócios que Impactam), Mães da Saudade (Iniciativas que Inspiram), Veja com o Coração (Empresas que Mudam), Junior Manchineri (Jovens Causadores) e Chico Mendes (Fizeram História).
Quem foram os finalistas da categoria Fizeram História?
10 nomes de brasileiros que lutaram por um país melhor, e já não estão mais entre nós, foram indicados para o Prêmio Ecoa na categoria Fizeram História. Foram eles Chico Mendes, Xicão Xucuru, Paulo Freire, Dorina Nowill, Luiz Gama, Maria Firmina dos Reis, João W. Nery, Brenda Lee, Bertha Lutz e Mario Juruna.
Próximos resultados
Na quinta-feira (16), Fabíola Cidral dá o resultado de "Vozes que Ecoam", a última categoria do 2º Prêmio Ecoa a ter seu vencedor revelado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.