Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #119: Livro resgata e divulga autoras negras de nossa literatura

De Ecoa, em São Paulo

01/04/2023 06h00

Maria Firmina dos Reis é uma escritora negra que foi a primeira pessoa do Brasil a publicar um romance, há 163 anos. Assim como ela, outras tantas autoras negras fazem parte da história do nosso país sem ter o reconhecimento que merecem pela importância que têm.

Para ajudar a reparar esse erro histórico, a escritora e jornalista Elizandra Souza, junto com Iara Aparecida, organizou a antologia 'Literatura negra feminina: poemas de sobre(vivência)'. Neste episódio de Papo Preto, ela fala do livro e faz uma reflexão sobre a falta de reconhecimento da longa trajetória das mulheres negras na literatura.

"Só por ter sido a primeira pessoa a publicar um romance no país, Maria Firmina dos Reis já deveria ser uma escritora lembrada, celebrada e estudada nos nossos currículos escolares. E não é o que acontece", diz Elizandra a partir de 08:37 do arquivo acima.

Uma das autoras mais conhecidas e já bastante difundida é Carolina Maria de Jesus, porém Elizandra lembra que antes dela tem outra também muito importante e nada conhecida. "Temos outra escritora antes da Carolina, chamada Ruth Guimarães, uma intelectual que publicou o romance 'Água Funda'. Ela tinha um nível de intelectualidade que traduzia para o russo. Quantas pessoas a gente conhece que traduz para russo?' (a partir de 09:16 do arquivo acima).

A escritora diz que as pessoas reclamam que a literatura negra remete muito à época da escravização. "Mas aí você olha o noticiário e vê que há empresas que escravizam até hoje, não tem como a gente fugir dessas questões porque a escravização é constante nos nossos dias, não é uma coisa que está no passado, ainda está no nosso presente" (a partir de 18:32 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.