Topo

Papo Preto #120: Os desdobramentos do caso Beto, morto no Carrefour do RS

De Ecoa, em São Paulo

05/04/2023 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o editor-chefe da Alma Preta Jornalismo, Pedro Borges, conta bastidores e desdobramentos do caso Beto Freitas, o homem negro que em 2020 foi espancado até a morte por seguranças que prestavam serviço na rede Carrefour de Porto Alegre.

No dia 19 de novembro de 2020, dois seguranças terceirizados da Empresa Vector, espancaram Beto até a morte, após supostos desentendimentos dele com uma atendente do caixa.

"Esse caso se tornou muito importante para a nossa geração, porque é o caso de um homem negro, de 40 anos, que foi espancado por seguranças de uma empresa terceirizada", diz Borges.

"Além disso, a morte foi filmada e aconteceu no dia 19 de novembro, um dia antes da data em que se comemora no Brasil o Dia da Consciência Negra. Todos esses elementos fizeram com que o caso ganhasse muita projeção" (a partir de 02:50 do arquivo acima).

O jornalista diz que esse processo escancara o "caráter racista e classista do judiciário brasileiro", uma vez que permitiu ao Carrefour se eximir de qualquer responsabilidade sobre o fato e aceitou o estabelecimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em vez de responsabilizar penalmente a rede pelo crime.

"Para uma empresa de CNPJ poderoso é possível negociar os seus crimes. Um cidadão que vem na rua e tira a vida de outra pessoa não tem a possibilidade de assinar um termo de ajustamento de conduta, vai responder e vai ser preso", diz ele a partir de 15:55 do arquivo acima.

A série de reportagens da Alma Preta aborda, ainda, o não cumprimento da rede Carrefour de não mais contratar empresas terceirizadas para fazer a segurança de suas lojas, conforme acertado no TAC. Segundo Borges, a rede tem contratos da ordem de R$ 40 milhões com empresas de segurança privada.

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.