Topo

Empresa se inspira na natureza para criar soluções 'sexies como morango'

Sexy como um morango: Tátil aposta em soluções inspiradas na natureza - Getty Images/iStockphoto
Sexy como um morango: Tátil aposta em soluções inspiradas na natureza Imagem: Getty Images/iStockphoto

Camilla Freitas

De Ecoa, em São Paulo (SP)

10/04/2023 06h00

O morango precisa ser sexy. Só assim ele vai espalhar suas sementes e se perpetuar. Ele fica bem corado, cheiroso e chamativo para atrair polinizadores. Como a fruta, produtos ecológicos também não precisam abrir mão do prazer.

É dessa forma que pensa Fred Gelli, cofundador da Tátil Design, empresa que se inspira na natureza para buscar soluções para marcas do Brasil e do mundo.

"Quando olho para a natureza, vejo que ela engaja por meio do desejo. Você pode ter um produto incrível e ecosexy", diz.

Eu brinco que são 3.8 bilhões de anos de um processo de desenvolvimento de soluções com uma enorme vantagem porque Deus não cobra direito autoral, então você pode se apropriar das ideias dele.

Fred Gelli

A Tátil trabalha em duas frentes:

  • se inspirar em estruturas da natureza para criar embalagens de produtos;

  • aplicar a lógica do meio ambiente no mundo corporativo.

A história da empresa começou há 35 anos no Rio de Janeiro com o intuito de olhar para a natureza como fonte de inspiração para área da embalagem. A ideia surgiu de uma pesquisa de Fred durante a faculdade.

A Tátil também é uma consultoria de branding e design. A empresa vende projetos para marcas como a Coca-Cola global, Danone, Netflix e Natura.

Como a Tátil trabalha com as empresas

Inspiração na natureza

A empresa desenhou um tênis de corrida para a Vert Shoes inspirado nos ossos dos pássaros da Amazônia. Esse é um projeto que tem uma inspiração explícita na natureza.

A natureza é um ciclo

A Tátil cuida de toda a estratégia da linha Ekos da Natura e trabalhou, também, com a linha Sou. A empresa também montou uma estratégia que propõe que as próprias consultoras da marca recolham as embalagens das clientes e as entreguem para a Natura.

A natureza gera engajamento

No momento, a empresa está trabalhando com a Coca-Cola global num projeto que visa gerar engajamento para que as pessoas que bebem qualquer produto Coca-Cola dêem um destino correto para as embalagens. É um trabalho que tem muito a ver com comunicação visual e com mudança de comportamento.

Qual solução a natureza pode nos dar?

Da mesma forma que o bico de pássaro inspirou um engenheiro japonês a criar um trem-bala ainda mais rápido e silencioso, a Tatíl busca soluções para empresas. Mas não é só isso.

"Não é só achar um formato de uma tampa de perfume inspirado numa válvula do coração, é também colocar essa lente em todos os projetos", explica Fred.

Na prática, isso funciona da seguinte forma: a Tátil analisa a "maturidade" que cada marca tem com o tema meio ambiente. A partir disso, soluciona um problema como a natureza faria.

Por exemplo, na natureza, o conceito de lixo simplesmente não existe. Tudo é reutilizado de uma certa forma. A partir dessa ideia, a Tátil implementa soluções para fazer com que as marcas se comportem da mesma forma, ou seja, não produzindo lixo.

"O lixo é uma invenção humana. A gente produz coisas, usa essas coisas por um tempo e depois joga fora nesse lugar mágico que a gente inventou chamado lixo", explica Fred Gelli. E completa: "O processo de desinvenção do lixo é uma jornada super longa, é um desafio fazer materiais como a natureza faz, que são absolutamente recicláveis."

É possível lucrar como uma bromélia

A função de uma marca é se tornar atraente para atrair clientes, certo? Para Fred, esse ecossistema se parece com a própria natureza. Para ele, a diferença é que, ao contrário das plantas e de outros animais, o ser humano é muito ganancioso.

"Na natureza existe um equilíbrio muito fino entre competição e cooperação. A gente esqueceu isso e a gente compete muito mais do que a gente coopera. Esse é o coração do problema que a gente vive hoje como sociedade", diz.

A partir do momento que isso é compreendido, o próximo passo é atrair. Para eles, é possível o empresário ser atraente e sustentável ao mesmo tempo, uma coisa não deve se diferenciar da outra. Da mesma forma que é possível ser sustentável e gerar lucros.

"Uma bromélia é um negócio, ela captura lucro para ela, ela captura uma determinada quantidade de água, ela cria um ecossistema ali que garante que ela seja polinizada. Ela está super interessada em crescer e vai fazer de tudo para isso, mas de alguma maneira ela sabe que não fica viva e saudável sozinha", explica Fred afirmando que as empresas podem funcionar da mesma forma, cada uma a sua maneira.

Eu torço para que o futuro não seja verde, monocromático, esse é um futuro sem diversidade e quando eu olho para natureza, vejo que quanto mais diverso é um ecossistema mais rico ele é. Então, eu não quero que todas as marcas imitem a Natura, por exemplo. Cada marca tem que encontrar a sua cor.

Fred Gelli