Pesquisa aponta que 98% de negros LGBTQIAP+ do RJ sofreram violência racial
Neste episódio de Papo Preto, Roberta Ribeiro, psicanalista clínica e pesquisadora de raça e gênero, fala sobre as conclusões do estudo do Ecossistema de Informação (IEA) sobre o impacto da raça na população LGBTQIAP+ da cidade do Rio de Janeiro. Segundo a pesquisa, quase toda a população consultada já sofreu algum tipo de violência.
O estudo coordenado pela Datalab com apoio da Internews, mostrou que 98,2% das pessoas entrevistadas já sofreram discriminação ou violência racial. Roberta explica que a população LGBTQIAP+ já sofre muita violência, e quando a pessoa é negra sofre ainda mais. "Pessoas LGBTQIAP+ que são negras sofrem muito mais violências que pessoas que são parte da sigla, mas que não são negras. Temos um agravamento grande para essas pessoas" (a partir de 06:51 do arquivo acima).
Roberta diz, ainda, que houve retrocesso muito grande nos últimos anos no combate a essa violência. "Andamos para trás nos anos bolsonaristas, e não só no parlamento ou no poder, o retrocesso está também nas ruas e nas redes sociais. No entanto, também os movimentos sociais organizados conseguiram com que essa população ficasse mais atenta e ficassem mais conscientes também", diz Roberta a partir de 09:27 do arquivo acima.
O relatório trouxe um capítulo de recomendações na tentativa de orientar práticas a fim de construir um futuro mais saudável para essa população. "Na primeira recomendação eu escrevi que seria muito oportuno que pessoas negras LGBTQIAP+ sejam vistas enquanto pessoas. Isso parece óbvio, mas pode não ser", diz a partir de 19:18 do arquivo acima.
Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.
Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.