Topo

Papo Preto #122: As mídias independentes no combate ao discurso de ódio

De Ecoa, em São Paulo

19/04/2023 06h00

Há alguma relação entre os discursos de ódio na internet com casos extremos de violência que estamos vendo nas escolas do país? Neste episódio de Papo Preto, Flávio Rocha, mestre em Ciências Sociais e um dos coordenadores da pesquisa 'Análise do ecossistema da Informação sobre a população negra LGBTQIAP+ no Rio de Janeiro', fala do papel dos movimentos sociais, da mídia alternativa e da mídia hegemônica no combate à desinformação.

Segundo ele, há "total relação" entre os discursos de ódio produzido na internet com esses casos, sobretudo nos últimos anos. "A internet tem espaços onde as pessoas se reúnem para produzir discurso de ódio, para gerar hate sobre conteúdo de pessoas, e a gente sabe quem são os grupos que recebem esses discursos e quem são as fontes no discurso de ódio. Qual é a admiração dessas pessoas, o viés político", diz a partir de 05:23 do arquivo acima.

"A gente tinha um governo que incentivava esse tipo de discurso e também o uso de arma de fogo. E o uso de arma de fogo faz você aniquilar o outro, o que é diferente de você. O discurso de ódio vem da ideia de aniquilar o diferente, a pessoa negra, a população LGBTQIA+, quem é de fora", continua Rocha.

De acordo com ele, a grande mídia acaba prestando um grande desserviço quando permite que alguns apresentadores produzam discursos de ódio. "Vimos Silvio Santos, Sikêra Júnior e outras pessoas da Record e SBT, principalmente, apareceram na pesquisa. Mas no próprio Big Brother Brasil estamos vendo discurso de ódio o tempo todo" (a partir de 13:39 do arquivo acima).

Para Rocha, a mídia hegemônica tem que combater e não perpetuar esse discurso, e a mídia alternativa tem um papel ainda mais fundamental. "Porque ela não vem para fazer a narrativa das elites e das grandes corporações, ela tende a não produzir esse imaginário, ela fala da arte da favela e não retrata a favela apenas como um lugar de crime" (a partir de 16:57 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.