Topo

Minecraft da Amazônia: projeto cria mapa no jogo impossível de ser minerado

Para ensinar crianças sobre a preservação das terras indígenas, projeto cria mapa inédito no Minecraft impossível de ser minerado - Divulgação
Para ensinar crianças sobre a preservação das terras indígenas, projeto cria mapa inédito no Minecraft impossível de ser minerado Imagem: Divulgação

Camilla Freitas

De Ecoa, em São Paulo (SP)

21/04/2023 06h00

Para ensinar crianças sobre a preservação das Terras Indígenas, um projeto criou um mapa inédito no Minecraft, jogo mais vendido do mundo, impossível de ser minerado.

Chamado "A Terra Não Minerável", o projeto educacional é um mapa ambientado na Floresta Amazônica e, como o próprio nome diz, é impossível fazer a mineração do solo no local, subvertendo, assim, a lógica do jogo.

"O mapa apresenta elementos da cultura indígena no Brasil em um mundo virtual", explica Francisco Tupy, consultor em Minecraft Educational. A ideia é conscientizar as crianças sobre a importância dos povos indígenas e de seus territórios.

O projeto foi anunciado no Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, mas será apresentado aos educadores no stand da desenvolvedora do jogo, entre os dias de 9 a 12 de maio, no evento Bett Brasil.

Minecraft feito na Amazônia  - Divulgação - Divulgação
Proteção da Amazônia vira tema de game mais comercializado do mundo
Imagem: Divulgação

"Estamos muito felizes por apoiar o início de um projeto potente e inovador que mistura pedagogia e tecnologia. É urgente e necessário valorizar e trazer as riquezas e culturas vivas da nossa Amazônia para a educação das crianças de todo o Brasil. Acreditamos no potencial de crescimento e expansão de novas vertentes futuras desse projeto educacional", destaca Guilherme Cesaro, diretor pedagógico e jurídico da Amazone-se, projeto social desenvolvido na ONG Base Colaborativa que participa da iniciativa junto com o Centro de Trabalho Indigenista - CTI e da Survival International.

O mapa do jogo não será de uma comunidade indígena específica, mas trará o que há de comum em comunidades diversas. Segundo a Minecraft Educational, essa escolha foi feita para mostrar para as crianças que "o cuidado com as terras é de todos e não apenas de um povo".

Atualmente, as Terras Indígenas ocupam 13,9% do território brasileiro sendo as que mais preservam a natureza. Nos últimos 36 anos, segundo dados do MapBiomas a perda de floresta nativa da Amazônia foi de apenas 0,8% nos territórios indígenas.

Contudo, eles estão sendo permanentemente afetados pela invasão, mineração e desmatamento. O crescimento das áreas ocupadas pelo garimpo dentro das Terras Indígenas, entre 2010 e 2020, foi de 495%. Em 2020 93,7% dos garimpos do Brasil concentravam-se na Amazônia.

A Terra Não Minerável é um projeto essencial para a conscientização das novas gerações sobre a importância de proteger as terras indígenas, a enorme biodiversidade que se encontra nelas, e de respeitar os melhores guardiões da natureza que são os povos indígenas.

Priscilla Oliveira, pesquisadora e ativista da Survival International