Topo

O que é a sensação térmica, que chegou a ser negativa em SP?

Frio em São Paulo foi intenso na madrugada desta terça (arquivo) - BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Frio em São Paulo foi intenso na madrugada desta terça (arquivo) Imagem: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para Ecoa, no Rio de Janeiro (RJ)

16/05/2023 10h05Atualizada em 16/05/2023 15h59

A madrugada desta terça-feira (16) foi gelada no Centro-Sul do país, com cidades de São Paulo e Minas Gerais chegando próximo de 0ºC nos termômetros e a paranaense General Carneiro registrando -1,8°C.

A capital paulista teve a noite mais fria do ano, marcando 3,9ºC na zona sul, mas com sensação de 0ºC ou menos. Mas você sabe o que isso quer dizer?

O que é sensação térmica?

Primeiro, é preciso entender que temperatura é a quantidade de calor, proveniente do Sol ou do ambiente em que se está.

A sensação térmica vai levar em conta, também, a umidade relativa do ar e as consequências dela.

É preciso entender como nosso corpo sente calor e frio. O nosso organismo mantém uma temperatura média de 36,5ºC. Quando suamos, a maior parte dessa umidade evapora e cria uma fina camada de ar mais frio imediatamente sobre a pele, que ajuda a baixar a temperatura.

Por isso, o tanto de frio ou calor que sentimos depende não só do termômetro, mas da umidade. Quanto mais seco o ambiente, mais eficaz esse mecanismo.

Sentimos ainda mais frio em dias secos e de frio — como é em parte do outono e no inverno do Centro-Sul —, quando nosso suor é carregado do nosso corpo, principalmente se estiver ventando.

Se a temperatura é um número exato, a sensação é subjetiva e varia de pessoa a pessoa e de acordo com o que se veste. Ainda assim, hoje em dia os institutos especializados em tempo e clima fazem uma estimativa geral para a população.

Origem da sensação térmica

A expressão sensação térmica começou a se popularizar após a Segunda Guerra Mundial, quando tropas alemãs foram derrotadas ao tentar invadir a Rússia, durante um inverno rigoroso.

Ao fim da Guerra, o exército dos Estados Unidos criou um índice de avaliação do frio, relacionando-o à velocidade do vento. O índice se popularizou e passou a ser divulgado em conjunto com as temperaturas.

No Brasil e em mais países quentes, a sensação térmica é relacionada com a umidade relativa do ar e não com o vento, ainda que esse último também possa diminuí-la também.

Há mais de uma centena de fórmulas para realizar esse tipo de cálculo, cada uma levando em conta diferentes condições e localizações.

Fontes: reportagem de Ecoa de 20/07/2021 e da BBC em 27/12/2018