Topo

Ursa 'descabelada' viralizou, mas esconde uma história triste na Ucrânia

Chada é uma ursa do Himalaia, espécie em extinção, e vive em um santuário na Ucrânia - Reprodução/Redes Sociais
Chada é uma ursa do Himalaia, espécie em extinção, e vive em um santuário na Ucrânia Imagem: Reprodução/Redes Sociais

De Ecoa, em São Paulo

18/05/2023 15h24

O vídeo de uma ursa branca saindo de uma toca circulou em todos os cantos das redes sociais no último dia, com muita gente se comparando ao bichinho, todo descabelado depois de um período de sono. O que nem todo mundo sabe, é que a história de Chada é um bocado triste.

Ela vive em um santuário na Ucrânia, destinado a ursos em risco de extinção, passou parte de sua vida sendo explorada em um circo e sua saúde já não está nada boa:

A história de Chada

O "urso saindo da hibernação" vive em um santuário. O White Rock Bear Shelter é destinado a ursos e fica na Ucrânia — que já vive uma situação dramática devido à guerra com a Rússia.

Chada, como é chamada, é uma ursa da espécie Tien Shan (urso do Himalaia).

Esses animais estão listados na Lista Vermelha Internacional como uma subespécie ameaçada de urso-pardo. Existem apenas trezentos deles na natureza.

Chada nasceu no dia de Natal, em 1998, em cativeiro. Seus pais foram pegos na vida selvagem, na Ásia Central, e levados para a União Soviética, sendo distribuídos para circos e zoológicos estaduais.

Desde bebê, Chada foi explorada no circo nacional ucraniano. Ela passou a maior parte de sua vida trabalhando, em turnê.

Após ficar velha e cansada, o treinador vendeu a ursa. Ele a encaminhou para um empresário de shows de circo itinerantes.

Quando começou a ficar cega e desdentada, ela foi abandonada. Só mais tarde ela foi acolhida pelo santuário.

"Após anos no circo, ela tem uma visão muito ruim e quase não tem dentes. Chada teve uma vida difícil, mas segue sendo uma lutadora. E ela se tornou a estrela da nossa família de ursos devido à sua personalidade e vontade de viver
White Rock Bear Shelter, em seu site na internet.

O viral

O autor do post viral escreveu que as imagens são de "um urso saindo de seu período de hibernação". Mas, como explicamos aqui, ursos não hibernam de fato.

Nos comentários, os internautas se divertiram, fazendo comparações com a maneira de acordar do urso. Muitos escreveram que acordam da mesma maneira, principalmente após os finais de semana, às segundas-feiras.

"Voltei de viagem ontem e passei o dia hoje igual aquele vídeo do urso saindo da hibernação", escreveu uma internauta.

"Tirei um cochilo entre a consulta e a fisioterapia e estou parecendo o urso naquele vídeo saindo da hibernação", comentou outra.