Vingança? O que está por trás dos ataques de orcas que naufragaram barcos
O registro de uma série de ataques de orcas a barcos na costa Ibérica, na região da Espanha, deixou cientistas intrigados. Pelo menos três embarcações teriam sido atingidas e naufragadas pelos mamíferos, segundo o The Washington Post. E a explicação pode estar em traumas passados pelos animais.
Fenômeno é recente. Alfredo López Fernandez, biólogo marinho da Universidade de Aveiro, em Portugal, disse em entrevista ao site Live Science que a maioria dos episódios foram inofensivos e que tudo pode ter começado após uma orca fêmea ter sofrido um acidente com um barco que a levou a atacar outras embarcações.
"As orcas estão fazendo isso de propósito, claro, não sabemos a origem nem a motivação, mas o comportamento defensivo baseado no trauma, como origem de tudo isso, ganha mais força para nós a cada dia", disse Fernandez.
Emboscadas coordenadas
Os primeiros relatos de ataques de orcas na costa ibérica começaram em maio de 2020 e estão se tornando mais frequentes, segundo estudo publicado em junho de 2022 pela revista Marine Mammal Science.
O comportamento incomum parece acontecer principalmente com barcos à vela. Os ataques, inclusive, seguem um padrão: as orcas atingem o leme ou o casco. Assim que conseguem parar o barco, perdem o interesse na interação.
Já teriam acontecido centenas de ataques do mesmo tipo, mas em pelo menos três deles as orcas afundaram os barcos. O mais recente aconteceu neste mês e envolveu um iate à vela. Especialistas afirmam que o fenômeno pode ter começado depois que uma orca fêmea viveu um episódio traumático envolvendo uma embarcação no mar.
Orca teria ensinado comportamento agressivo. Batizada de White Gladis pelos cientistas, a orca fêmea parece ter ensinado o comportamento agressivo a outras orcas adultas. Então, os filhotes também passaram a imitar o comportamento.
"Bateu no navio com força total"
Três orcas atingiram um barco e perfuraram seu leme no último dia 4, no Estreito de Gibraltar, na costa da Espanha. "Havia duas orcas menores e uma maior", disse o capitão Werner Schaufelberger à publicação alemã Yacht.
Os pequenos balançaram o leme na parte de trás enquanto o grande recuou e bateu no navio repetidamente com força total pelo lado.
Werner Schaufelberger
O capitão ainda disse que viu as orcas menores imitarem as maiores. "As duas orcas menores observaram a técnica da maior e também se chocaram contra o barco." Guardas costeiros espanhóis resgataram a tripulação e rebocaram o barco para a cidade espanhola de Barbate, mas ele afundou na entrada do porto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.