Topo

Eliezer deixa torneira aberta para fazer Lua dormir: há jeito melhor?

Viih Tube, Eliezer e sua filha Lua - Reprodução/Instagram
Viih Tube, Eliezer e sua filha Lua Imagem: Reprodução/Instagram

Da Redação de Ecoa, em São Paulo (SP)

31/05/2023 14h42

Eliezer compartilhou em seu Instagram sua rotina junto com Viih Tube para fazer com que a filha do casal, Lua Di Felice, durma. Entre as táticas está deixar a torneira do banheiro aberta.

"Deixamos só esse barulho de torneira no quarto, que já impregnou na minha mente de um jeito que mesmo quando está desligado, eu escuto [risos]", detalhou.

A tática, contudo, pode ser considerada desperdício de água. Para manter o mesmo som, há a possibilidade de usar vídeos de água corrente que podem ser encontrados com facilidade no YouTube ou em aplicativos. Além disso, é possível manter uma fonte autoirrigável para reproduzir o mesmo barulho.

A bióloga Francyne Elias-Piera, mestre em oceanografia biológica (USP) e doutora em ciência ambiental (Universitat Autònoma de Barcelona), alerta que economizar água é importante e que manter a torneira o maior tempo possível fechada é a melhor opção para as atividades de higiene pessoal e ao lavar as louças.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades, os brasileiros consomem cerca de 44 litros diários acima do recomendado e considerado suficiente [110 litros diários] pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O cenário piora ao analisarmos que as perdas começam antes da chegada da água nas torneiras de nossos lares. Falhas no sistema de distribuição, como vazamentos, são a principal causa apontada por um estudo publicado pelo Instituto Trata Brasil para o desperdício de 40% do nosso recurso hídrico próprio para o consumo. A quantidade poderia abastecer cerca de 63 milhões de pessoas [30% da população brasileira].

Outro problema envolvendo a água no Brasil é o uso exacerbado de recursos hídricos na agropecuária. O agronegócio é a área da economia que mais utiliza água no país, essa porcentagem pode chegar aos 72%.

Em casa, contudo, veja como você pode economizar água no dia a dia:

  • Na torneira: Uma torneira ligada constantemente pode ser responsável por um elevado gasto de água. Para se ter uma ideia, basta escovar os dentes com o registro fechado que a economia no fim do mês pode chegar a 79 litros (em apartamentos) e 11,5 litros em casas. Fazer barba com a água rolando na pia também é uma má ideia, isso porque em apenas cinco minutos cerca de 12 litros de água serão desperdiçados, de acordo com dados da Sabesp.

  • No banho: Um banho de 15 minutos pode gastar até 240 litros de água, mas basta diminuir o tempo para cinco minutos e manter o registro fechado enquanto se ensaboa que a economia de água é de 90 litros em casa e até de 162 litros em apartamentos.

  • Na descarga: Uma simples descarga é capaz de utilizar de 10 a 14 litros de água em apenas seis segundos em que o botão é pressionado, de acordo com a Sabesp. O órgão alerta para não descartar lixo no vaso sanitário e assim evitar entupimentos e possíveis vazamentos que aumentam o desperdício de água.