Como falar sobre medo com as crianças?
Esta é a versão online da newsletter Pitaco da Maritaca enviada hoje (02). Quer receber o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu email nas próximas semanas? Cadastre-se aqui!
***
Medo? Quem nunca?
O medo é uma das questões mais presentes durante a infância. E, cá entre nós, durante toda a nossa vida. À medida em que vamos nos tornando adultos, os medos mudam e tomam outras proporções. Vale ressaltar que o medo é natural do ser humano e dos animais, todo mundo sente; tem a função primordial de proteção, mas traz também a oportunidade de superar obstáculos, gerando um senso maior de confiança durante o processo de crescimento.
Existem fases na infância mais propícias para o medo dominar a cabeça e o corpo da criança. A imaginação é um dom nato e a mente definitivamente se aproveita desse imaginário para criar seres e sentimentos assustadores.
Acolher o medo da criança e conversar sobre suas causas é fundamental para que ela se sinta segura para expor o que sente. Na literatura, no cinema e nas artes em geral esse tema é bem discutido. Aqui vão algumas dicas de livros, filmes e logicamente episódios do podcast Programa Maritaca que podem instigar as crianças e seus responsáveis a conversarem sobre o assunto de forma mais leve e lúdica.
Pitacos da Maritoca
Pitaco de Livro
Uma das grandes causas que nos desperta o medo é não entendermos o que estamos sentindo, ou não conseguirmos nomear a nossa emoção. O livro "Por que temos medo?" é uma boa dica para ajudar as crianças a compreenderem esse sentimento tão complexo. Na obra, Max e seu pai estão em casa quando a luz acaba durante uma tempestade. Max se assusta e pergunta para o pai se ele sente medo. E o pai responde: "Todos temos medo em algum momento. Tanto faz que seja um medo pequeno ou que viva apenas na nossa cabeça. Quando aparece, é capaz de inundar cada cantinho." A partir daí, surge uma conversa poética e acolhedora sobre quando e por que sentimos medo.
O título, lançado no Brasil em 2022 pela editora WMF Martins Fontes, tem autoria do espanhol Fran Pintadera e ilustrações de Ana Sender. A dupla também assina uma outra publicação infantil que vale a leitura, chamada "Por que choramos?".
Pitaco de Filme
Que criança nunca imaginou encontrar um monstro ao abrir a porta do seu quarto? Quem não teve medo de sonhar com aquelas imagens medonhas que aparecem nos pesadelos? Possivelmente, eu teria resolvido muitas questões com meus medos e sonhos ruins durante minha infância se tivesse assistindo a "Monstros S.A.". Os personagens centrais, Sulley e Mike, são simpáticos seres monstruosos que trabalham assustando crianças durante a noite para gerar a energia necessária à sobrevivência da fábrica de monstros. Apesar de passarem a vida dando sustos nos pequenos, as criaturas têm pavor de seres humanos - até que uma menininha chamada Boo entra no mundo deles e os obriga a encarar o medo de frente.
O filme é bem divertido e mostra como o medo pode ser engraçado e sem cabimento de vez em quando. Repare na impecável trilha sonora de Randy Newman. Causa uma certa nostalgia dos tempos em que a música dos filmes infantis era composta com o respeito estético que as crianças merecem.
"Monstros S.A." foi lançado em 2001 e tem direção de Pete Docter, David Silverman e Lee Unkrich.
Assista ao trailer do filme Monstros S.A.
Pitaco de Música
O compositor Zeca Baleiro escreveu a peça musical "Quem tem medo de Curupira?" e, claro, compôs a trilha sonora também. A faixa chamada "O medo" fala em como podemos navegar por esse sentimento fazendo ele ficar a nosso favor.
Pitaco da Criança
Áurea, 7 anos, indica o livro "No meio da noite escura tem um pé de maravilha!", de Ricardo Azevedo, Editora Ática. "São contos populares que falam sobre amor, aventura e folclore. Eu achei divertido e adorei!"
Veja o livro
Só na newsletter
Receba dicas culturais semanais exclusivas assinado nossa newsletter
Expediente
Criação: Mariana Piza //
Edição: Camila Rossi //
Produção: WIP Ventures
O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.