Topo

Roger, canguru musculoso que socava sacos de boxe, já foi um órfão indefeso

Roger, o gigante gentil, faleceu aos 12 anos - Reprodução/Instagram
Roger, o gigante gentil, faleceu aos 12 anos Imagem: Reprodução/Instagram

Giacomo Vicenzo

De Ecoa, Em São Paulo (SP).

13/06/2023 06h00

Quem vê as fotos e vídeos de Roger, um canguru grande e musculoso, socando sacos de boxe e saltando vigoroso por um santuário na Austrália, não imagina que o marsupial gigante já foi um órfão indefeso e com poucas chances de sobreviver.

É que, após nascerem, bebês cangurus chegam a viver na bolsa (marsúpio) de suas mães por até oito meses. No entanto, quando as mães são caçadas por humanos, predadores naturais ou mesmo atropeladas em acidentes de trânsito, os filhotes podem ficar extremamente vulneráveis.

Mas o fim "inevitável" dos canguruzinhos é contornado pela cena de pequenos filhotes enrolados em cobertores no Baby Kangaroo Rescue Center ("Centro de Resgate de Bebês Cangurus", em tradução livre). Localizada em Alice Springs, Austrália, a iniciativa foi criada em 2005 pelo ativista e tratador Chris 'Brolga' Barns.

O mesmo aconteceu a Roger, que perdeu a mãe em um acidente de trânsito, e era apenas um filhote de canguru vulnerável em uma estrada, mas teve uma vida longa e plena no santuário, falecendo em 2018 de velhice.

No Baby Kangaroo Rescue Center, os pequenos cangurus são tratados, cuidados e adaptados para voltarem ao habitat natural. Mas como isso é possível sem os marsúpios das mães cangurus? Para substituí-las, o centro conta com bolsas de pano que simulam a bolsa de suas mães, sacos de boxe para os marsupiais se exercitarem e o tratamento afetuoso dos voluntários da instituição.

Um lar definitivo aos cangurus

1 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Roger é um musculoso e dócil canguru que vive no santuário.
Imagem: Reprodução/Instagram

Ainda assim, mesmo com o tratamento oferecido, alguns cangurus não conseguem voltar a viver na natureza. Esse é foi o caso de Roger, o vigoroso macho da espécie, que exibia sua força posando para fotos e segurando um fofo urso de pelúcia. Ele foi "estrela" do documentário "Canguru Dundee", produzido pela BBC.

O poderoso, mas dócil, canguru viveu com outros de sua espécie no The Kangaroo Sanctuary Alice Springs — ou "Santuário de cangurus de Alice Springs", em bom português. Criado em 2011, também por Chris 'Brolga' Barns, esse santuário é um espaço com 188 acres destinados aos órfãos em fase de recuperação, mas também aos adultos, como Roger, que estarão para todo sempre sob os cuidados da instituição.

1 - Reprodução/Instagram @thekangaroosanctuary - Reprodução/Instagram @thekangaroosanctuary
O ativista e tratador Chris 'Brolga' Barns criou a creche dos cangurus em 2005.
Imagem: Reprodução/Instagram @thekangaroosanctuary

"Nossa missão é educar e encorajar as pessoas a resgatar e cuidar de cangurus e de outros animais selvagens. Nosso lema é animais vêm primeiro, diz 'Brolga' no site oficial da instituição.

Além dos cangurus, outros animais selvagens também são resgatados e podem contar com um centro de resgate e um hospital nas imediações.

Visitas que ajudam cangurus a voltarem para natureza

4 - Reprodução/Instagram @thekangaroosanctuary - Reprodução/Instagram @thekangaroosanctuary
Sacos de boxe fazem parte da estrutura que ajuda na reabilitação dos cangurus.
Imagem: Reprodução/Instagram @thekangaroosanctuary

O custo para construção do centro de resgate foi de 250 mil dólares, e todo o valor foi arrecadado com doações e dinheiro revertido das visitas guiadas ao local, sempre feitas ao pôr do sol, que são cobradas.

O dinheiro ajuda na compra de leite especial para os bebês cangurus, comida, construção de cercas, energia solar, cuidados veterinário especializados, instalações que preparam os cangurus de novo para vida selvagem e programas de educação sobre cuidado e resgate dos marsupiais.

A estrutura funciona com o apoio de veterinários visitantes e voluntários, que colaboram no dia a dia. O programa de reabilitação para vida selvagem funciona desde 2015, e já reinseriu mais de 100 cangurus de volta à natureza, além de manter vivos e fortes cangurus adultos como Roger, nosso gigante gentil, que viveu por mais de uma década, chegando aos 12 anos.

Bebês cangurus podem se alimentar com leite especial graças às doações. - Reprodução/Instagram @thekangaroosanctuary - Reprodução/Instagram @thekangaroosanctuary
Bebês cangurus podem se alimentar com leite especial graças às doações.
Imagem: Reprodução/Instagram @thekangaroosanctuary

Para doações e informações de como visitar o The Kangaroo Sanctuary Alice Springs na Austrália, acesse o site oficial da instituição.

*
Siga Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo

https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

Reportagem Giacomo Vicenzo | Edição Fred Di Giacomo