Filhotes de leão são resgatados no metrô após bombardeios na Ucrânia
Em meio aos horrores da guerra na Ucrânia, três filhotes de leão foram encontrados abandonados dentro de uma bolsa em uma estação de trem em Odesa, no mês de outubro.
Taras, um macho de quatro meses, juntamente com Stefania e Lesya, duas fêmeas também de quatro meses, foram vítimas do tráfico de animais silvestres que seriam vendidos ilegalmente.
Os três leões foram resgatados pela International Fund for Animal Welfare (IFAW), uma ONG que atua em mais de 40 países, e posteriormente levadas para um zoológico na Polônia.
No entanto, os filhotes não foram sozinhos. Prada, uma fêmea de seis meses, também foi resgatada em Kiev e se uniu aos outros leões.
Na Polônia, os quatro receberam tratamento adequado e começaram a se recuperar dos traumas sofridos.
Esses filhotes sofreram mais em suas curtas vidas do que qualquer animal deveria. Meredith Whitney, gerente do programa de resgate da vida selvagem do fundo internacional para o bem-estar animal da IFAW
O próximo passo, contudo, era encontrar um local definitivo para os animais já que o zoológico polonês não conseguiria abrigá-los em definitivo.
Da mesma forma, em outros países da Europa eles não conseguiriam ficar uma vez que os zoológicos e centros de resgate já estavam com suas instalações lotadas por também abrigar outros animais resgatados da Ucrânia.
Além disso, a FAW não poderia simplesmente soltar os filhotes de leão na natureza.
Devido ao fato de terem nascido em cativeiro e terem sido separados de suas mães muito cedo, as chances de sobrevivência na natureza seriam mínimas.
Os pequenos leões se acostumaram ao contato humano e perderam a oportunidade de aprender habilidades essenciais para a vida selvagem.
Foi por isso que Taras, Stefania, Lesya e Prada foram levados para um santuário de felinos nos Estados Unidos.
O Wildcat Sanctuary (TWS), localizado no estado de Minnesota, acolheu os filhotes em um habitat especialmente projetado para leões vítimas do tráfico de animais.
Além disso, o santuário já possuía experiência em resgate internacional de animais e, por ser diferente de um zoológico, não é aberto à visitação pública e se dedica exclusivamente ao cuidado e bem-estar dos animais sob seus cuidados.
Assim, os filhotes enfrentaram uma longa e cansativa viagem de nove horas e foram transportados da Polônia até o aeroporto de Chicago e de lá para o santuário em Minnesota, onde chegaram em 29 de novembro de 2022.
Segundo o Wildcat Sanctuary, o acolhimento dos quatro filhotes representa, para a organização, um grande investimento financeiro. Estima-se que cada filhote custe cerca de 10 mil dólares por ano. Com uma expectativa de vida de mais de 20 anos, o custo pode chegar a 800 mil dólares.
Para arcar com esses custos, o santuário aceita doações por meio de seu site oficial, oferecendo aos interessados a oportunidade de contribuir para o bem-estar desses animais resgatados.
*
Um fazendeiro excêntrico cria um safári africano, uma cidade famosa por seus caixões? Em "OESTE", nova série em vídeos do UOL, você descobre estas e outras histórias inacreditáveis que transformam o interior brasileiro. Assista:
Siga Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.