Topo

Na prática

Ciclone causa frio em SP e ONGs buscam doações para população de rua; ajude

Ciclone extratropical na costa do Brasil - Reprodução / Wikimedia Commons / Nesdis/Noaa
Ciclone extratropical na costa do Brasil Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons / Nesdis/Noaa

De Ecoa, em São Paulo (SP)

14/07/2023 12h11

O ciclone extratropical que atingiu a região Sul e fez uma vítima e feriu 24 pessoas no Rio Grande do Sul e fez duas vítimas em São Paulo também esfriou parte da região Sudeste. A previsão indica que São Paulo terá 4ºC de sensação térmica e ventos com até 90 km/h.

Pelas ruas da capital, milhares de pessoas estão à espera da doação de cobertores, gorros, coberturas, luvas, alimentos e peças de roupa para enfrentar os efeitos climáticos.

O aumento no número e na intensidade dos ciclones é um dos efeitos da emergência climática. Para atenuar as consequências entre os mais vulneráveis, instituições estão recebendo doações em dinheiro, alimentos e outros itens para doações.

Solidariedade Vegan (São Paulo - SP)

A ONG liderada por João Gordo ajuda pessoas em situação de rua no centro de São Paulo e pede doações de cobertores, meias, tênis, agasalhos, toucas e mais peças de frio.

Como doar: ponto de coleta na rua Cesário Ramalho, 157, no bairro do Cambuci, das 10h às 18 horas, de segunda a sábado. Ponto de coleta na rua Rego Freitas, 542, Centro, das 8 às 19 horas, todos os dias. Para doações em dinheiro, envie um Pix para o CPF 101.471.468-01. Para transferência bancária, transfira para o banco Itaú em nome de João F. Benedan, agência 3757, conta 04754-7.

Entrega por SP (São Paulo - SP)

O projeto distribui alimentos, cobertores e meias para a população em situação de rua em São Paulo.

Como doar: para doações em dinheiro, envie um Pix para o e-mail entregaporsp@gmail.com. Para mais informações, acesse o site do Entrega por SP ou a página do Instagram.

Pastoral do Povo de Rua - (São Paulo - SP)

O padre Julio Lancellotti recebe e doa agasalhos, cobertores, gorros, toucas e meias para pessoas em situação de rua.

Como doar: ponto de coleta na Rua Taquari, 1100, na Mooca. Para doações em dinheiro, basta fazer um Pix para 63.089.825/0097-96. Para transferências bancárias: banco Bradesco (237); Agência: 0124; Conta: 0053148-0 CNPJ: 63.089.825/0001-44 em nome da Paróquia São Miguel.

SP Invisível (São Paulo - SP)

A ONG SP Invisível ajuda a população em situação de rua da capital paulista. A instituição conta a história da população de rua.

Como doar: faça um PIX para o e-mail oi@spinvisivel.org.

Arsenal da Esperança (São Paulo - SP)

Instituição criada por lideranças católicas abriga mais de 1 mil homens em situação de rua na Mooca, zona leste de São Paulo.

Como doar: para doações em dinheiro, transfira para Sermig (Arsenal da Esperança) Ass. Assindes Sermig no banco Santander, agência 0144 e conta 13-003147-6. Ou, envieum Pix para o CNPJ: 62.459.409/0001-28

Legião da Boa Vontade (São Paulo - SP)

A LBV e a Pastoral do Povo de Rua estão doando um kit com par de luvas de lã, meias de cano longo de lã e um gorro ou cachecol para a população em situação de rua em São Paulo.

Como doar: as doações podem ser feitas pelo site da LBV ou via PIX (pix@lbv.org.br). Para mais informação, acesse o Instagram da instituição.

Xeque Rodrigo Jalloul (São Paulo - SP)

O xeque Rodrigo Jalloul distribui alimentos para a população em situação de rua ou vulnerabilizada na região de Vila Matilde, na zona leste de São Paulo. Além das refeições, o clérigo faz doações de roupas para o frio da capital.

Como doar: PIX para o CPF 333.766.248-01. Para mais informações, acesse a página do Instagram.

Amor no Prato (Santo André - SP)

Ligado à Fraternidade Espírita Renascer, o grupo formado só por voluntários distribui 100 marmitas semanalmente, além de itens de higiene, roupas e cobertores para a população em situação de rua. Para saber mais, acesse nosso Instagram.

Como doar: através da chave PIX 00399181/0001-70 (Itaú/Fraternidade Espírita Renascer)

Rango de Rua (Curitiba - PR)

O grupo distribui marmitas para a população de rua de Curitiba e doa cobertores, mantos e outras peças para o inverno.

Como doar: para mais informações, acesse o Instagram do Rango de Rua ou telefone para (41) 98708-0598. Para doações, vá ao posto de coleta na rua Ernesto Durigan, 854b, Cascatinha.

Aldeia Tekoa Itakupe (São Paulo - SP)

Indígenas da aldeia localizada na capital paulista pedem doação de cobertores e roupas de frio para adultos e crianças. Além disso, alimentos como arroz, feijão, fubá e óleo. O responsável pelo recebimento é Kuaray Mirim Lucas.

Como doar: as doações podem ser feitas por Pix no telefone (11) 937688212. Para mais informações, acesse a página do Instagram.

Sopão solidário (Porto Alegre - RS)

O grupo Sopão Solidário aceita doações de R$ 15 para a compra de cobertores ou doações livres.

Como doar: as doações podem ser feitas por Pix no e-mail: sopao.poa@gmail.com. Para mais informações, basta acessar o site do Sopão Solidário. Para outras dúvidas, (51) 9913-65609.

Cozinheiros do Bem (Porto Alegre - RS)

O grupo formado por voluntários distribui comida e também distribui cobertores para a população de rua.

Como doar: para mais informações, envie uma mensagem via WhatsApp para (51) 998532190 ou (51) 9844-80325.

Associação Tio Cleobaldo (Goiânia - GO)

A associação tem como sua principal atividade o auxílio a pessoas em situação de rua e a famílias pobres. Aceita qualquer tipo de doação, de preferência alimentos não perecíveis para cestas básicas e roupas, cobertores e produtos de higiene pessoal. Endereço: Rua R-14 com a R-12, Setor Oeste, Goiânia.

Como doar: para mais informações, telefone ou ligue para (62) 9 9955-9919

Rede Solidária (Belo Horizonte - MG)

A Rede Solidária inaugurou mais uma campanha de inverno para esquentar a população de rua na capital mineira.

Como doar: para doar acesse o Instagram da Rede Solidária para conhecer os pontos de coleta e obter mais informações.

Coletivo Contagem Coronavírus Brasil (Rio Pomba - MG)

O coletivo Contagem Coronavírus Brasil, de maneira emergencial, está coletando doações de cobertores, agasalhos e distribui jantar para população vulnerabilizada durante a frente fria.

Como doar: as doações podem ser feitas por PIX no e-mail contagemcoronabrasil@gmail.com, no nome de Marcos L. Ferreira.

Exército de Salvação (Rio de Janeiro - RJ)

O Exército de Salvação também está promovendo a tradicional "Caixa do Bem" no Rio de Janeiro. Qualquer pessoa pode depositar roupas de frio, como casacos, toucas, cobertores e etc na caixa. Para mais informações, acesse a campanha de inverno do Exército de Salvação ou telefone para 4003-2299.

Favela José Teruel Filho - Campo Grande (MS)

Agasalhos, cobertores e alimentos podem ser doados para famílias vulnerabilizadas na comunidade.

Como doar: mais informações pelos telefones (67) 99325-0652 - Adriana, (67) 99105-4312 - Luciano e (67) 98181-9025 - Luciane.

Casa Azul - Brasília (DF)

A ONG atende a famílias previamente cadastradas no programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Como ajudar: para ajudar o programa 'Fazendo a Diferença' entre em contato pelo WhatsApp: 99168-6481.
Instagram.

Doou? Você pode exigir transparência.

Na prática