O que é a 'amefricanidade' e por que ela é importante para a nossa história
O termo 'amefricanidade' foi criado pela intelectual e ativista Lélia Gonzalez nos anos 1980 para representar as ancestralidades do povo negro ligadas aos povos ameríndios e africanos. Lélia destaca em seus trabalhos as tentativas de apagamento e inferiorização dessas raízes ao longo da história da colonização na América Latina e a importância de resistir a isso.
O episódio 125 do podcast Papo Preto aprofunda essa temática em conversa com três mulheres que seguem o legado de Lélia em seus trabalhos e pesquisas. Elas explicam o significado deste termo e suas aplicações práticas no dia a dia.
A 'amefricanidade' é descrita por Lélia como uma categoria político cultural que busca um novo olhar sobre a formação do Brasil e da América Latina, considerando as contribuições dos povos negros e indígenas na construção cultural do continente.
"Mas eu penso que é ainda mais do que uma categoria, é uma experiência que foi, e ainda é, compartilhada por povos e identidades que foram sistematicamente apagadas no processo", diz Luciana Brauna, cientista social e educadora, a partir de 03:56 do arquivo acima.
Para ela, a 'amefricanidade' se coloca também como um espectro de possibilidade de luta potente. "O branco não é raça, ele é um sujeito universal. Nós, enquanto sujeitos racializados, que entendemos que somos todos racializados, sobretudo a branquitude, quando entendemos isso nos apropriamos dos espaços e vamos ter condições de entender que compartilhamos as mesmas experiências" (a partir de 05:40 do arquivo acima).
Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.
Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.