Topo

Onça-pintada ganha 'picolé de sangue' para enfrentar calor de quase 40ºC

Onça-pintada "Vida" se alimenta de sangue congelado em zoológico no Texas. - Reuters
Onça-pintada "Vida" se alimenta de sangue congelado em zoológico no Texas. Imagem: Reuters

Giacomo Vicenzo

De Ecoa, Em São Paulo (SP).

03/08/2023 14h31

A pleno verão no Texas - EUA, as temperaturas têm chegado em até 38ºC, em um zoológico na cidade de Houston, a onça-pintada "Vida" recebeu um "sorvete de sangue" para ajudar a se refrescar contra a extrema onda de calor que afeta a região.

A nível de "guloseima" a iguaria gelada feita com sangue de cavalo, que é drenado da carne e misturado com água não faz parte da dieta natural do maior felino das Américas, que vive em uma ala do Pantanal da instituição, que abriga outras espécies do bioma.

A estratégia de oferecer sangue congelado, carne e frutas é comum para animais tratados em zoológicos e ajuda no conforto térmico dos animais, que por vezes estão em temperaturas diferentes das que encontrariam em seu habitat natural.

Apesar das onças-pintadas viverem em clima quente naturalmente, evitam o sol em dias com temperaturas mais elevadas - uma estratégia usada para poupar energia.

Tigre de Bengala branco come um bloco de frutas congeladas para se refrescar durante uma onda de calor contínua com temperaturas chegando a 40°C, no Zoológico de Roma, em 19 de julho de 2023. O governo emitiu alertas vermelhos para 16 cidades devido à atual onda de calor. - Antonio Masiello/Getty Images - Antonio Masiello/Getty Images
Tigre de Bengala branco come um bloco de frutas congeladas para se refrescar durante uma onda de calor contínua com temperaturas chegando a 40°C, no Zoológico de Roma, em 19 de julho de 2023.
Imagem: Antonio Masiello/Getty Images

Oferecer alimentos congelados está ligado ao enriquecimento ambiental, que gera estímulos sensoriais e cognitivos e pode ajudar animais que estão apresentado quadros depressivos, fazendo com que busquem ferramentas e estratégias para consumir esse alimento, Kayron Passos, do Aquário de São Paulo, com experiencia em tratamento e enriquecimento ambiental animal ouvido por Ecoa.

A onda de calor nos EUA deve seguir nos próximos dias, e cidades como Phoenix, no Arizona, já marcaram temperaturas acima de 40ºC.

*

Um fazendeiro excêntrico cria um safári africano, uma cidade famosa por seus caixões? Em "OESTE", nova série em vídeos do UOL, você descobre estas e outras histórias inacreditáveis que transformam o Centro-Oeste brasileiro. Assista:

Siga Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo

https://www.instagram.com/ecoa_uol/

https://twitter.com/ecoa_uol