Duro, crocante, afrodisíaco: este molusco fálico vai te devolver à 5ª série
Uma criatura marinha de aparência fálica encontrada na costa dos Estados Unidos, Canadá e parte do México faz sucesso em países asiáticos por ser considerada afrodisíaca.
Chamado geoduck, o molusco pode ter até um metro de comprimento e chega a viver em média 140 anos. Mas, sem dúvidas, sua característica que mais chama a atenção é o formato que lembra um pênis.
Maior molusco escavador do mundo
O geoduck é nativo da costa dos Estados Unidos, Canadá e parte do México. Natural das águas salgadas do Pacífico Norte, o molusco é da espécie Panopea generosa e é um tipo de amêijoa ou vongole, como conhecemos esta categoria de iguaria no Brasil.
É o maior molusco escavador do mundo, podendo chegar a até um metro de comprimento somando seu corpo com a concha, de acordo com reportagem da BBC.
Formado por um sifão e uma concha, espécie se alimenta de fitoplâncton. Ao cavar vários metros abaixo do solo, o molusco suga a água do mar, filtrando-a e depois esguichando o excesso dela através de seu sifão. Segundo o Departamento de Pesca e Caça do Alasca, os predadores da espécie são lontras e estrelas do mar.
Também é um dos animais mais longevos em todo o mundo e chega a viver em média 140 anos — o mais velho de que se tem notícia, segundo pesquisadores da Universidade do Arizona, chegou a 179 anos. A idade deles pode ser calculada por meio dos anéis que se formam nas suas conchas.
Um geoduck fêmea pode produzir 5 bilhões de ovos em sua vida, de acordo com o National Geographic. Já também segundo com o Departamento de Pesca e Caça do Alasca, os geoducks se tornam sexualmente maduros após três anos e ainda produzem gametas até os 107 anos de idade — os machos amadurecem em um tamanho menor e mais cedo do que as fêmeas.
Origem do nome. O nome do animal teria, de acordo com o Dicionário Oxford, origem em uma palavra do dialeto indígena norte-americano Lushootseed que significaria "genitais", justamente pela sua semelhança com um pênis.
Sucesso na Ásia
Apesar de viver em águas ocidentais, foi no Oriente que o geoduck encontrou fama: o mercado que mais importa o produto é a China e suas vendas geram dezenas de milhões de dólares.
Riqueza e variedade de receitas com o molusco. Na cozinha japonesa, sua carne vira sushi e sashimi. Já os chineses preferem cozinhá-lo, enquanto os coreanos o utilizam também em receitas de sopas e ensopados.
Considerado um afrodisíaco na Ásia, o "pescoço" do geoduck é duro e crocante, enquanto a carne da "barriga" é macia e doce, segundo o Serviço Nacional de Pesca Marinha dos Estados Unidos. Ainda de acordo com o órgão, eles são excelentes fontes de proteína e ferro.
Em abril, uma influenciadora digital conhecida no TikTok pelo perfil @powlist_food viralizou após comer a iguaria. No vídeo, a jovem dá tapas próximos à concha do molusco até que ele fique ereto, o que gerou ainda mais comparações com o órgão sexual masculino.
Newsletter
NÓS NEGROS
O Núcleo de Diversidade do UOL traz reportagens e análises relacionadas à população negra. Toda terça.
Quero receber*Com reportagem publicada em 17/04/2023
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.