Topo

Bonita e sustentável: por que esta água vem na caixinha e não na garrafa?

Água na Caixa aposta na sustentabilidade com sua caixinha reutilizável Imagem: Reprodução/ www.aguanacaixa.com.br

Nathalie Ayres

Colaboração para Ecoa

23/08/2023 04h00Atualizada em 26/08/2023 18h33

Quem é ligado no tema sustentabilidade já deve ter ouvido falar na Água na Caixa, uma marca que vende a bebida em caixinhas 100% recicláveis e reutilizáveis (elas têm até um espacinho para você colocar seu nome).

Mas, afinal, esse tipo de iniciativa realmente é sustentável?

Relacionadas

De acordo com a empresa, a caixinha é feita de plantas (o que a torna 88% renovável, ainda conforme seus criadores) e o público é estimulado a mantê-la, tanto pelo design das peças, quanto pela campanha da marca.

Além disso, sua tampa e topo são feitos de cana-de-açúcar, o papel do corpo é criado a partir de madeira de florestas certificadas e há toda uma cadeia de reciclagem mapeada e com recicladores homologados.

Parceria com artesãs

Além de trazer água à venda em uma embalagem mais sustentável do que as clássicas garrafinhas de plástico, a Água na Caixa ainda tem uma parceria importante com as artesãs do Vale do Jequitinhonha (MG). Junto do projeto MÃOS —Movimento de Artesãs e Ofícios, eles criaram os filtros de barro Caixa, produzidos artesanalmente.

Filtro de barro produzido pelas artesãs do projeto MÃOS Imagem: Reprodução/ www.maos.art.br

Os filtros são semelhantes ao design das caixinhas de água e a ideia é reforçar o uso de uma tecnologia criada no Brasil e importante culturalmente para o país, além de democratizar o acesso à água.

Além disso, nessa parceria:

  • 26% da venda é revertido para a artesã;
  • 24% é focado em um Fundo de Investimento Ambiental que ajudará na construção de um poço artesiano no povoado onde vivem as artesãs.

A Água na Caixa é vendida em supermercados e também na Amazon.

O que diz quem comprou

Entre os clientes que compraram na Amazon, mais de 90 avaliaram o produto, que obteve nota média de 4,8. Além disso, 88% deram nota máxima (5).

Comprei esta garrafa de água não exatamente por seu conteúdo, mas sim porque, além de ser esteticamente agradável, é amiga da natureza. Recebi a minha hoje à tarde e já recarreguei uma vez, para cumprir sua real finalidade: de ser reutilizada o quanto puder.
Vitor Sousa

A garrafa é muito bonita, bem estilizada e possuiu um visual moderno. É incrível ver um projeto sustentável para algo que utilizamos muitas vezes e não damos a devida atenção.
Gabriel Frange

Bom, vamos lá, é água? Sim. Normal? Talvez. Não é só o fato de beber água, mas sim todo o conceito e experiência envolvidos no processo. Tem a questão de contribuir com o meio ambiente, ser ecologicamente correto --é sim--, mexe com o ego, sim.
Essa água é status, porque se você está aqui comprando ou lendo, você viu essa água com algum influencer, em uma palestra ou com a galera do marketing/publicidade (no caso eu). Então sim, mexe com isso tudo. Com isso em mente, a água fica até com gosto melhor, e você tira maior onda andando com a garrafinha na rua. Finalizando, podem comprar!

Lucas Fernandes

O conceito é incrível! E a garrafinha é reutilizável e eu pude até personalizar a minha. Sensacional!
Rafael

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bonita e sustentável: por que esta água vem na caixinha e não na garrafa? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Ecoa