Cogumelo-pênis solta gosma fedida, tem sabor de avelã e cresce loucamente

Um vídeo registrado por um escritório florestal da Alemanha mostra em detalhes o crescimento de uma espécie curiosa de fungo. Chamado stinkhorn (Phallus impudicus), o cogumelo tem um formato fálico que lembra um pênis e cheira como carne podre.

Publicada no perfil Regionalforstamt Soest-Sauerland, no Facebook, a gravação viralizou e já acumula mais de dois milhões de visualizações desde 14 de setembro.

Conheça a espécie:

"Nascimento" em apenas três horas

Invisível em parte do ano. Durante grande parte do ano, o fungo vive apenas como uma rede de fios finos e cordões (rizomorfos) em folhas no chão da floresta ou logo abaixo da superfície. Somente no final do verão e no outono que os chamados "ovos de bruxa", que têm uma textura firme e esponjosa, aparecem.

Se desenvolve em aproximadamente três horas. Conforme a publicação do Facebook explica, a partir do surgimento do "ovo de bruxa", a espécie se transforma em um fungo totalmente crescido em cerca de três horas.

Se alimenta de tocos de árvores mortas e, por isso, costuma surgir em áreas ricas em matéria orgânica. Segundo informações do site da Universidade de Oxford, ele pode ser encontrado em regiões temperadas da Europa e da América do Norte.

Cogumelo stinkhorn (Phallus impudicus)
Cogumelo stinkhorn (Phallus impudicus) Imagem: Reprodução / przese via Wikimedia Commons
Continua após a publicidade

Pode chegar a 25 cm e tem cheiro de carniça. De acordo com a Universidade da Flórida, o odor do cogumelo foi descrito como "semelhante ao de carne em decomposição, fezes podres e esgoto".

O cheiro de carne podre o torna irresistível para moscas-varejeiras. Elas se aglomeram na chamada "gleba", uma área pegajosa cheia de esporos que cobre a tampa do cogumelo. Mas, em vez de uma carcaça para depositar seus ovos, os insetos atraídos encontram um líquido açucarado.

Importância dos insetos. Ao contrário da maioria dos fungos, em que os esporos são transportados pelo vento, nessa espécie eles são dispersos principalmente pelos insetos.

De volta ao solo. Depois de ter o corpo do fruto consumido pelas moscas, o cogumelo se decompõe no solo. O escritório florestal alemão afirmou que a gravação do vídeo que fez sucesso nas redes sociais durou um total de três semanas.

Cheiro de carne podre, mas gosto de avelã

Os stinkhorns não são venenosos, apesar do odor desagradável. Também de acordo com a Universidade da Flórida, esses cogumelos são consumidos de diversas maneiras, como em sopas, cobertura de saladas e incorporados em salsichas e conservas.

Continua após a publicidade

Sabor de avelã. Ainda conforme descrito na publicação norte-americana, quando consumido na fase de ovo, o Phallus impudicus tem gosto de semelhante ao de avelãs. Por isso, na China, ele é cultivado comercialmente e consumido como iguaria.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.