Rola visitar! Jardim tem planta que te faz sentir eletrocutado e incendiado
Colaboração para Ecoa
26/09/2023 04h00Atualizada em 27/09/2023 16h16
Uma planta venenosa que pode fazer você se sentir como se tivesse sido "eletrocutado e incendiado ao mesmo tempo" com apenas um toque pode ser vista em um jardim na Inglaterra.
O Poison Garden ("Jardim Venenoso", na tradução literal), apelidado de "o mais mortal do mundo", fica no complexo de jardins Alnwick Garden, na cidade de Alnwick, no condado de Northumberland, e reúne cerca de 100 espécies tóxicas.
Um passeio pelo "Jardim Venenoso"
Local foi fundado em 2005, segundo a BBC. Ele fica ao lado do Castelo de Alnwick, onde foram gravados os filmes "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001) e "Harry Potter e a Câmara Secreta" (2002).
O espaço foi idealizado pela Duquesa de Northumberland. De acordo com o The Washington Post, ela se inspirou em um jardim de Pádua, no norte da Itália, supostamente usado para enfrentar inimigos.
Alerta logo na entrada. Uma placa no portão de ferro preto que cerca o jardim diz: "Essas plantas podem matar". A frase vem acompanhada da imagem de uma caveira com ossos cruzados.
Ao todo, reúne cerca de 100 plantas tóxicas, intoxicantes e narcóticas. As classificadas como as mais perigosas são mantidas em gaiolas, conforme explica o site do espaço. John Knox, guia turístico do Poison Garden, disse à BBC que a espécie moroides dendrocnide, conhecida como gympie-gympie, causa uma dor equivalente a ser "eletrocutado e incendiado ao mesmo tempo".
Outros exemplares. Entre as espécies, também estão: Laburno, Atropa Belladona, Helleborus Odorus, Aconitum, Mamona, Catha edulis e Papoula do ópio.
Cuidados especiais. Para ser mantido, o jardim conta com uma equipe que precisa vestir trajes de proteção para cuidar de algumas das plantas mais potentes.
Visitação guiada. O Alnwick Garden, que abriga o pequeno Poison Garden, fica aberto ao público todos os dias, das 10h às 17h do horário local. As visitas ao Jardim Venenoso, porém, só acontecem de maneira guiada. Os ingressos para o espaço variam entre 6 e 18 libras (aproximadamente R$ 36 e R$ 108).
Pequeno, mas mortal. O site do jardim também conta que os visitantes são proibidos de cheirar, tocar ou provar qualquer planta do local. Ainda assim, "algumas pessoas desmaiam ocasionalmente ao inalar gases tóxicos enquanto caminham no jardim".