'Fora de controle': besouro metálico de 8 cm derruba árvores em série no CE
Com até oito centímetros de comprimento e carapaça brilhante, o besouro metálico, como é popularmente conhecido o inseto Euchroma gigantea, é capaz de causar a queda de árvores de grande porte.
Apenas nesta semana, três mungubeiras (também chamada de mongubeiras), que podem passar dos dez metros de altura, caíram em Fortaleza, após serem atacadas pelo besouro. Pelo menos oito árvores que estavam comprometidas pelo animal já caíram este mês na capital cearense.
Originário da Amazônia, o inseto se espalhou por diversas cidades do Brasil, onde não tem um predador natural. Apesar de diversos estudos sobre o besouro metálico, ainda não há produtos específicos para combatê-lo.
"A maior preocupação é de que esse besouro metálico não tem um inimigo natural aqui no Nordeste e em outras regiões do país, com exceção da Amazônia, seu hábitat natural. Isso tem feito com que sua população aumente. Apesar dos diversos estudos, ainda não se tem um método de controle contra ele", diz Lamartine Oliveira, professor de agronomia e assessor técnico em manejo de arborização da UFC (Universidade Federal do Ceará).
Segundo o professor, é a larva do besouro metálico que causa danos às árvores. De acordo com o especialista, essas larvas, que podem chegar a 14 centímetros de comprimento, devoram o miolo dos troncos e as raízes, comprometendo a estrutura da planta e a deixando-a mais vulnerável a ventos e chuva.
Como evitar a queda de árvores
"É necessário monitoramento para identificar o nível de infestação e se a árvore está comprometida. Além disso, é fundamental fazer uma redução de copa, diminuindo então o peso dos galhos dessa árvore e investir em tratamento nutricional. Essas são ações paliativas para cuidar da árvore", explica Oliveira.
O professor alerta, contudo, que, antes de derrubar uma árvore comprometida, mesmo em área privada, é preciso comunicar os setores responsáveis do município e solicitar uma avaliação. Se o corte não for autorizado, trata-se de crime ambiental, informa o especialista.
Lamartine Oliveira diz, ainda, que o besouro metálico ataca a mungubeira, mas também pode ser encontrado em paineiras, sumaúmas, baobás e chichás.
"No Ceará, por exemplo, o que pode ser feito é não plantar espécies como a mungubeira, que não originária do estado. Assim, evita-se a proliferação do besouro metálico e de suas larvas", acrescenta.
Como identificar a presença do inseto nas árvores?
As pontas dos galhos ficam com poucas folhas
As folhas da planta ficam menores, necrosadas e amareladas
Na base da planta, começa a aparecer uma secreção amarelada ou amarronzada
Newsletter
NÓS NEGROS
O Núcleo de Diversidade do UOL traz reportagens e análises relacionadas à população negra. Toda terça.
Quero receberDescamação do tronco
Presença do besouro metálico na planta
*
Acarajé ou akará? Só tem feijoada no Brasil? E quem são os "brasileiros-africanos" do Benin? Pela primeira vez na África, o chef João Diamante mergulha entre passado, presente e futuro da história e do sabor brasileiro. Assista agora "Origens - Um chef brasileiro no Benin":
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.