'Primata aquático', tubarões em bando: fotos premiadas vão mudar o seu dia
A "Underwater Photography Guide" divulgou os ganhadores do 12º Concurso de Fotografia Subaquática Ocean Art. A vencedora do prêmio de melhor imagem é o retrato "Aquatic Primate", do fotógrafo Suliman Alatiqi, que mostra um macaco comedor de caranguejos.
O retrato foi tirado nas Ilhas Phi Phi, na Tailândia. Os macacos chamaram a atenção do fotógrafo por conseguirem mergulhar por até meio minuto e nadar distâncias curtas em uma velocidade maior que os humanos.
A edição de 2023 contou com novas regras contra o uso de imagens geradas por inteligência artificial nas categorias principais, mas adicionou duas novas que permitiram as edições: "Arte Digital Subaquática" e "Moda Subaquática".
Ao todo, são 14 categorias diferentes que receberam milhares de inscrições de mais de 90 países. Os vencedores receberam um total de US$ 120.000 (R$ 596 mil) em prêmios.
Ecoa destaca o primeiro colocado de cada categoria.
Ângulo Wide
A foto foi tirada em Roca Partida, no México, também pelo fotógrafo Suliman Alatiqi. Os tubarões locais andam em bando, e foram clicados de frente pelo profissional.
Ângulo Wide Compacto
A foto foi tirada no Parque Nacional Everglades, nos Estados Unidos, pelo fotógrafo Bryant Turffs, e mostra a beleza do pântano. A imagem foi produzida com uma GoPro, em uma região com riscos de crocodilos aparecerem.
Macro Compacto
A foto foi tirada na península de Mornington, na Austrália, pelo fotógrafo Imogen Manins. A imagem mostra colônias esparsas de hidróides tubulares que ficam em águas frias e rasas no grande recife do Sul da Austrália.
Comportamento Compacto
A foto foi tirada em Sund Rock, nos Estados Unidos, pelo fotógrafo Derek Singer. A imagem mostra o momento raro em que um GPO fêmea estava nidificando. "Embora a fêmea passe meses cuidando de seus ovos, nunca podemos prever quando eles eclodirão e ela morrerá", explicou Derek.
Macro
A foto foi tirada em Puerto Galera, nas Filipinas, pelo fotógrafo Alberto Casati. Ele relatou a Ocean Art que viu o cavalo-marinho durante um mergulho.
Comportamento da Vida Marinha
A foto foi tirada na península de Miura, no Japão, pelo fotógrafo Kenji Sato. O peixe retratado na foto vive em águas costeiras rasas, e os machos criam os ovos que recebem das fêmeas na boca. O registro mostra o "nascimento" dos bebês.
Água Fria
A foto foi tirada em Lago Porta, na Itália, pelo fotógrafo Alessandro Giannaccini. O sapo verde está comendo um inseto em sua "hora do almoço". Segundo o profissional, a sequência durou poucos segundos.
Nudibrânquios
A foto foi tirada em Anilao, nas Filipinas, pelo fotógrafo Peter Pogany. Os nudibrânquios foram flagrados pelo profissional enquanto estavam acasalando em uma das três vezes que ele mergulhou no local.
Águas Negras
A foto foi tirada no Japão pelo fotógrafo Keigo Kwamura. Na imagem, ele retrata uma lula pigmeu, que é considerada a menor do mundo, predando um camarão do mesmo tamanho.
Conservação Subaquática
A foto foi tirada na Polinésia Francesa pelo fotógrafo Victor Huertas, e retrata uma professora libertando um tubarão de pontas pretras recém-nascido depois de marcá-lo e coletar seus dados biométricos.
Arte Digital Subaquática
A foto foi tirada em Ginnie Springs, nos Estados Unidos, pelo fotógrafo Justin Lutsky. O cenário é das águas cristalinas de fontes naturais e contou com a participação da sereia profissional Abbe Blanke. Digitalmente, Justin ajustou cores e realçou o drama da paisagem.
Preto e branco
A foto foi tirada em Magdalena, no México, pelo fotógrafo Joergen Rasmussen. Na imagem, um leão-marinho perseguia as sardinhas que se agregam na costa oeste mexicana durante o mês de novembro.
Moda Subaquática
A foto foi tirada em Praga, na República Tcheca, pela repórter Lucie Drlikova, e retrata a hora do chá. Ela faz parte do projeto "Era Uma Vez um Sonho no Mundo D'água", em que a profissional trabalha desde 2017.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.