Só o nariz pra fora: crocodilo vira 'picolé' para sobreviver a frio extremo
Crocodilos foram vistos na Carolina do Norte e no Texas, nos EUA, submersos em águas congeladas, apenas com o "nariz" para fora para respirar. Nas redes sociais, a estratégia foi apelidada de "picolé de jacaré".
Embora pareça estranho, este é um comportamento normal entre répteis para sobreviver ao frio extremo. Eles podem parecer congelados, mas não estão mortos —e esse processo se chama brumação.
Como crocodilos 'hibernam'?
Os crocodilos são répteis, o que significa que têm sangue-frio e dependem do ambiente ao seu redor para se manterem aquecidos. Portanto, para sobreviver aos invernos gelados, eles entram em um estado semelhante à hibernação, chamado brumação.
Temperaturas baixas nos EUA. Nas últimas semanas, as temperaturas nos estados norte-americanos da Carolina do Norte e do Texas chegaram a -8°C. Isso fez com que os crocodilos recorressem a esse processo.
Enquanto a hibernação é a técnica de adaptação entre mamíferos, a brumação é o processo usado pelos répteis. Tanto a hibernação quanto a brumação são períodos de dormência em que os processos fisiológicos desaceleram em resposta às temperaturas frias, segundo o Aquário da Carolina do Sul.
Durante a brumação, a taxa metabólica dos crocodilos diminui e eles ficam letárgicos. No entanto, os répteis não caem em sono total e ainda têm períodos de atividade enquanto brumatam —como continuar consumindo água para evitar a desidratação.
"Nariz" para fora do gelo é fundamental. No caso dos crocodilos flagrados recentemente nos EUA, eles ficam submersos em lagos congelados, com as narinas para fora do gelo —apenas o suficiente para manter a respiração.
Ainda segundo o Aquário da Carolina do Sul, a brumação geralmente dura cerca de quatro a cinco meses, começando em novembro e terminando no final de fevereiro. "Desde que consigam manter as narinas acima do nível da água, deverão sobreviver", afirmou o Serviço Florestal dos EUA em publicação no Facebook.
O ecologista da Eric Nordberg, da Universidade da Nova Inglaterra, disse ainda ao The Washington Post que os comportamentos de brumação "dependem muito de quão extremas e por quanto tempo as temperaturas frias persistem no ambiente."
Na última semana, o centro de resgate do Texas Gator Country postou um vídeo no TikTok mostrando um crocodilo neste estado. Nas imagens, Gary Saurage mostra o animal em um lago congelado.
Olhe bem aqui: você pode ver todo o corpo, mas o mais importante, observe seu focinho. Ele empurrou o focinho para cima para poder obter oxigênio e respirar
Gary Saurage
Newsletter
NÓS NEGROS
O Núcleo de Diversidade do UOL traz reportagens e análises relacionadas à população negra. Toda terça.
Quero receberO coração dele bate três batidas por minuto. Gente, isso é incrível! É assim que eles sobrevivem no gelo.
Gary Saurage
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.