Indústria do plástico escondeu dificuldades da reciclagem, diz estudo
Um estudo divulgado pela ONG norte-americana CCI (Center for Climate Integrity) revela que as empresas produtoras de plástico sabiam há mais de 30 anos que a reciclagem não era uma solução viável economica ou tecnicamente para o gerenciamento de resíduos plásticos. O CCI diz ainda que, mesmo conhecendo essas limitações, a indústria continuou promovendo a reciclagem do plástico para o público sem revelar seu real alcance.
Na raiz dessa crise de resíduos plásticos está uma campanha de décadas de fraude e engano sobre a capacidade de reciclagem dos plásticos. Apesar do conhecimento de longa data de que reciclar plásticos não é tecnicamente nem economicamente viável, empresas petroquímicas, tanto de forma independente como por meio de suas associações comerciais e grupos de fachada, participaram de campanhas fraudulentas de marketing e educação pública projetadas para enganar o público sobre a viabilidade da reciclagem de plásticos como solução para o problema dos resíduos plásticos. Relatório do CCI
De acordo com reportagem da Folha, a Abiplast (Associação Brasileira do Plástico) diz que o estudo tem inconsistências, sem especificá-las. O documento mobilizou o setor petroquímico (o chamado "Big Oil"), a indústria de transformação plástica e associações de reciclagem nos EUA, assim como no Brasil. Todos são críticos às principais conclusões do relatório, intitulado "A Fraude da Reciclagem de Plástico" e celebrado por ambientalistas.
De acordo com o presidente do CCI, Richard Wiles, as empresas mentiram e é hora de responsabilizá-las pelos danos causados. O plástico, derivado de petróleo e gás, é notoriamente difícil de reciclar devido à necessidade de uma triagem meticulosa, e a maioria das variedades quimicamente distintas não pode ser reciclada em conjunto. Além disso, o processo de reciclagem é caro e o material se degrada com o tempo, limitando sua reutilização.
O relatório baseia-se em pesquisas anteriores e documentos internos recentemente revelados, demonstrando que a indústria conhecia os desafios, mas os ocultava em suas campanhas de marketing. A pesquisa cita fontes da indústria que, ao longo das décadas, chamaram a reciclagem de plástico de "não econômica" e afirmaram que ela não é uma solução permanente para resíduos sólidos.
Deixe seu comentário