Brasil mergulhado em fumaça tóxica: por onde a onda de poluição vai passar
Ar seco, fumaça, poluição e dificuldade para respirar vão continuar sendo um problema para boa parte dos brasileiros —e até estrangeiros— nos próximos dias. Embora haja previsão de chuva e queda de temperatura, o clima logo voltará a esquentar.
O que aconteceu
Frente fria vai aliviar calor. A previsão para São Paulo, por exemplo, é que os termômetros marquem máxima de 22ºC no domingo (15). Mas o calor volta a aparecer na metade da próxima semana. A chuva também está prevista para as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país.
Mas a onda branda não será suficiente. O calor e o ar seco contaminado pela fumaça das queimadas vão persistir. De hoje até sexta-feira, o corredor de fumaça vai cobrir o sul do Brasil e parte do Centro-Oeste.
Outros países também sentem efeito. Mapas do MetSul (abaixo) mostram a fumaça atingindo o Uruguai e o norte da Argentina, levada por uma corrente de vento.
Veja por onde a fumaça vai passar nos próximos dias
O Rio Grande do Sul deve ser bastante afetado pela poluição. Até o fim desta semana, uma frente fria vai movimentar a fumaça para Santa Catarina e Paraná.
Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também vão sentir os impactos das queimadas, principalmente a oeste. Por lá, um corredor de vento passará carregado de fumaça, segundo a MetSul.
E embora o cenário melhore no Sudeste, vai piorar no fim de semana.
Chuva preta
Com a previsão de chuva para os próximos dias, há possibilidade de ela ser preta nas regiões afetadas pelos incêndios, além do Sul e Sudeste do país. O fenômeno ocorre porque a fuligem das queimadas se juntam à precipitação, fazendo com que as partículas escuras de poluição caiam sobre as cidades.
Deixe seu comentário