Ministra alemã diz que Brasil pode ser líder na área de hidrogênio verde
A ministra Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze, disse nesta segunda-feira, 30, que o Brasil poderá ser líder global na área de hidrogênio verde. Svenja está em Brasília, em visita oficial do governo alemão, que contará com a presença esta tarde do chanceler Olaf Scholz.
Schulze falou com a imprensa após um encontro com a ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva. A ministra brasileira disse que o governo Lula trabalha em um acordo de comércio e abertura de novos mercados, que possa não apenas trazer ganhos financeiros ao País, mas também às comunidades que sobrevivem das florestas.
Marina também comentou que o Brasil está fazendo um grande esforço para acelerar parcerias e se tornar um grande fornecedor de energia para a Europa.
"Não apenas com o potencial de hidrogênio verde, mas também parceria com empresas alemãs, europeias, para que possamos ter mais produção de hidrogênio", disse.
Mas o que é hidrogênio verde?
Imagine um mundo em que as queimas de combustíveis levassem à emissão de água em vez de gás carbônico e não causassem impactos drásticos na natureza? Esse cenário pode ser possível com hidrogênio verde.
O hidrogênio é presente no planeta todo e a forma como ele é produzido determina se ele é tem menos impactos no meio ambiente ou não. A grande questão é separá-lo das outras moléculas e é justamente esse processo que irá dizer se ele é hidrogênio verde.
"O hidrogênio é verde quando é obtido de fontes renováveis de energia, que emitem pouca CO2", explica Ennio Peres da Silva, doutor em engenharia mecânica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e coordenador e pesquisador do Laboratório de Hidrogênio da mesma instituição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.