UE vai pressionar nações ricas a aumentarem financiamento climático na COP26
BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia pressionará os países desenvolvidos, na reunião de cúpula COP26, a se comprometerem com um maior financiamento para ajudar as nações mais pobres a reduzirem as emissões de carbono e se adaptarem aos impactos da mudança climática, disse a Comissão Europeia nesta quinta-feira (28).
A UE "irá pedir aos países desenvolvidos que aumentem seu financiamento climático para cumprirem a meta de 100 bilhões de dólares", disse a Comissão em um comunicado, acrescentando que a UE e seus 27 países-membros já contribuem com mais de 25 bilhões de dólares por ano.
Os países ricos não conseguiram até agora cumprir a promessa feita em 2009 de transferirem 100 bilhões de dólares por ano para as nações mais pobres até 2020.
Dados divulgados esta semana sugeriram que a promessa não será cumprida até 2030, alimentando tensões que analistas temem que possam azedar as conversações na cúpula climática da ONU COP26, que começa no domingo.
(Reportagem de Kate Abnett e Marine Strauss)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.