Conversa de Portão #24: Uma estátua para Marielle, um legado para o mundo
No domingo (14), o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes completou três anos. A família e a sociedade civil ainda cobram respostas sobre os mandantes do crime.
Mais de mil dias após a execução, a memória coletiva e o legado político de Marielle seguem vivos. Neste episódio do podcast Conversa de Portão, Jéssica Moreira entrevista a arquiteta Gabriela de Matos, fundadora do projeto Arquitetas Negras sobre como a figura da vereadora está presente nos espaços públicos do Brasil e até em outras cidades do mundo.
São escolas, ruas, praças e até um jardim em Paris que ganharam o nome de Marielle. O Instituto Marielle Franco irá erguer uma estátua em homenagem à vereadora.
Para Matos, a presença do nome de Marielle nesses espaços garante que sua história continue sendo narrada. "Imagina quantas vezes a história de quem foi a Marielle vai ser contada por conta desses nomes desses lugares. Acho de extrema importância a gente conseguir falar sobre ela, dizer o nome dela", disse (a partir de 6:46 do arquivo acima).
O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.