Conversa de Portão #44: As marcas da pandemia na primeira infância
Existem hoje, no Brasil, 11 milhões de mulheres em maternidade solo, que são responsáveis exclusivas pelos seus filhos recebendo pouco ou nenhum auxílio da outra parte. Elas são responsáveis pelo sustento financeiro e por todo o cuidado e educação dessas crianças. A maioria delas só tem a escola como parceira nessa jornada, mas elas fecharam durante a pandemia.
Neste episódio de Conversa de Portão, a jornalista Mayara Penina foi buscar histórias de mulheres negras que são mães solo para entender como elas estão se virando neste momento tão delicado e qual tem sido o impacto disso tudo em suas vidas e no desenvolvimento das crianças.
Daniela Albuquerque tem três filhas e ficou sem trabalho. "O que ajudou um pouco foi que a escola das meninas passou a fornecer cestas", diz ela a partir de 4:30 do arquivo acima.
"A escola é um espaço também de segurança alimentar, de identificação de casos de violência, é parte do sistema de garantia de direitos da criança", diz a pedagoga Clélia Rosa (a partir de 6:02 do arquivo acima).
A economista Regiane Vieira Wochler explica que o auxílio emergencial de R$ 1.200 dado às mães solo no início da pandemia foi muito importante. "Observamos a redução da pobreza via programa de transferência de renda, esse auxílio mostra quanto essas políticas são eficazes para garantir segurança alimentar e diminuir vulnerabilidade" (a partir de 9:07 do arquivo acima).
A psicóloga Juliana Prates diz que essas mães estão suportando a situação e se equilibrando, mas que só quando a pandemia passar é que saberemos o verdadeiro impacto disso tudo. " Não podemos nem viver o estresse pós-traumático porque ainda estamos no trauma", explica. "É difícil mensurar esses danos, mas já vemos sintomas, como sentimentos de medo, tristeza, irritação, revolta e cansaço físico. Essas mulheres estão sendo privadas de viver as delícias da maternidade, que existem" (a partir de 14:08 do arquivo acima).
O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.