Conversa de Portão #47: Na nossa família tem duas mães
O último censo realizado pelo IBGE mostrou que há, no Brasil, 60 mil famílias homoafetivas, sendo que uma maioria de 53,8% é formada por mulheres. Em uma sociedade machista como a nossa, todas essas mulheres atravessam do preconceito à falta de direitos.
Neste episódio de Conversa de Portão, a jornalista Mayara Penina conversa com Mariana Lemos e Cibele Lima, duas mães lésbicas que compartilham suas experiências, as histórias de suas famílias e contam como é dividir a maternidade com outra mulher, quais os atravessamentos, alegrias e medos.
Mariana diz que existe na sociedade a ideia de que na maternidade lésbica existe uma mãe de verdade. "Eu até entendo quando me fazem essa pergunta, em referência a qual das mães gestou o bebê, mas a própria ideia mostra muito como as instituições enxergam esse modelo de família. Essas perguntas poderiam ser feitas de uma forma não excludente" (a partir de 3:07 do arquivo acima).
Cibele conta que tem três filhos com a sua mulher, dois que ela levou de seu primeiro relacionamento e um que a sua companheira também teve em um outro relacionamento. "Hoje nos enxergamos como um casal que tem a maternidade lésbica privilegiado, por termos a aceitação de nossos filhos e porque conseguirmos nos posicionar. Mas ainda há muito preconceito", conta a partir de 7:26 do arquivo acima.
"Uma mulher lésbica já tem a dificuldade de aceitação pela sociedade, tem a dificuldade de inclusão no mercado de trabalho em um emprego que pague bem pela sua profissão, como vai arcar com os custos todos da maternidade. Temos que continuar a discutir isso para que mais pessoas tenham as condições que temos."
O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.